Mais Lidas

Greve geral tem confusão no Rio

Cinco manifestantes atropelados em Niterói

O dia de manifestação e protesto contra a Reforma da Previdência e o corte de verbas na Educação terminou em confusão, ontem, no Rio. O ato teve início logo cedo, às 7h40, quando militantes de movimentos sociais, centrais sindicais, professores e estudantes tomaram às ruas da cidade, com palavras de ordem e faixas que pediam mudanças e clareza nos projetos do governo.

Ainda pela manhã, um grupo de pessoas se concentrou em frente ao Nacional de Traumato-Ortopedia (Into), no Caju, e fechou a pista lateral sentido Centro da Avenida Brasil. A PM usou bombas de efeito moral para dispersar os manifestantes, e houve correria. Em Niterói, na Região Metropolitana do Estado, um carro avançou em alta velocidade sobre pessoas concentradas na Avenida Marquês do Paraná, no Centro do município, deixando pelo menos cinco feridos. De acordo o Sindicato dos Trabalhadores da UFF (Sintuff), duas professoras e três alunos estão entre as vítimas e o motorista foi identificado. Segundo a Polícia Militar, o veículo, um modelo Fox, na cor vermelha, foi localizado na garagem de um prédio na Avenida Jornalista Roberto Marinho, no bairro do Colubandê, em São Gonçalo.

O ato ganhou força por volta das 16h, quando a passeata chegou à Candelária, e seguiu em direção à Avenida Presidente Vargas. Às 19h15, houve um princípio de confusão nas proximidades do Panteão Duque de Caxias. O local também registrou confrontos na manifestação do último dia 15 de maio. De acordo com relatos, o tumulto teve início com um morteiro que teria partido de um grupo de manifestantes. A PM revidou com bomba de efeito moral. Após o tumulto, o protesto dispersou.