Mais Lidas

BRT pode mudar

Estudo do solo deve determinar novos trajetos

Estação Vilar Carioca está entre as 22 que serão desmontadas no trecho da Avenida Cesário de Melo
Estação Vilar Carioca está entre as 22 que serão desmontadas no trecho da Avenida Cesário de Melo -

A equipe da intervenção no BRT vai estudar a alteração do traçado em um trecho de seis paradas do Transoeste, de Pingo d'Água até a Ilha de Guaratiba. O edital de licitação para elaboração do projeto de reconstrução do corredor expresso, que custou R$ 1,3 bilhão ao município, será publicado nesta semana no Diário Oficial. A empresa vencedora vai ser conhecida em cerca de 30 dias e terá seis meses para concluir o estudo.

O interventor, Luiz Alfredo Salomão, também anunciou ontem a exploração comercial do nome das estações para viabilizar um projeto como o Segurança Presente, com PMs de folga para combater calotes nas estações e depredação.

Segundo Salomão, só o projeto executivo poderá prever que intervenções serão necessárias para a correção definitiva das pistas do Transoeste, que sofrem com buracos desde o início da operação, bem como o orçamento das obras.

A empresa que fizer o projeto terá que analisar o solo da região para determinar se haverá opção de desviar o traçado. "A Transoeste foi feita em uma região de solos moles. É uma argila que afunda com o peso dos veículos. Está cheia de defeitos incorrigíveis", explicou.

Segundo o interventor, o edital, com valor previsto de R$ 3,28 milhões, será lançado até amanhã. Com base no estudo, a prefeitura decidirá sobre mudanças. A reconstrução do Transoeste ficará a cargo dos novos concessionários, que serão escolhidos por licitação.