Mais Lidas

Com previsão de novo temporal, Prefeitura suspende parte das aulas das escolas nesta quarta

Marcelo Crivella também vai pedir que a Ferj adie o jogo entre Vasco e Resende pela semifinal da Taça Guanabara

Prefeitura define medidas de prevenção para o temporal previsto nesta semana.
Prefeitura define medidas de prevenção para o temporal previsto nesta semana. -

Rio - A prefeitura anunciou, na manhã desta terça-feira, uma série de medidas para tentar minimizar os impactos do novo temporal que está previsto para atingir a cidade a partir desta quarta. Um das medidas anunciadas foi a suspensão das aulas na rede municipal de ensino no período da tarde, a partir das 12h.

"Gostaria de estender esse pedido à rede privada. Se puderem evitar aula amanhã no período da tarde, seria muito bom", pediu o prefeito Marcelo Crivella, em coletiva de imprensa realizada no Centro de Operações (COR), que contou com a presença de diversos secretários.

Por causa de uma frente fria que chega ao estado ainda hoje, o Alerta Rio prevê fortes chuvas no Rio a partir desta quarta na cidade. Haverá aumento da nebulosidade ao longo do dia com pancadas de chuva de forte a muito forte, acompanhadas de rajadas de vento forte e raios, a qualquer hora do dia, sendo mais intensas a partir da tarde.

"Amanhã nós temos mais um evento que nos inspira muito cuidado. As chuvas devem começar hoje à noite de maneira leve e amanhã, à tarde e a noite, deveremos ter chuva no volume que tivemos da outra vez", o prefeito cita o temporal da semana passada, quando sete pessoas morreram em diferentes pontos da cidade por causa das consequências da chuva.

 

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Segundo as medidas anunciadas na coletiva, algumas importantes vias da cidade poderão ser fechadas dependendo da intensidade da chuva. Além da Avenida Niemeyer, que liga São Conrado ao Leblon e que já está interditada desde a noite da última quinta-feira, a Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá e o Alto da Boa Vista também estão na mira da prefeitura.

O protocolo para atendimento das sirenes nas comunidades foi alterado e os alertas soarão quando as regiões que são monitoradas atingirem 45mm em uma hora. Até então, esse índice era 55mm.

Um gabinete de crise será instalado no Centro de Operações Rio no momento em que a chuva apertar. A prefeitura ainda informou que representantes da Light e da RioLuz vão estar reunidos no Centro de Operações para atuarem juntos com agentes do município nas emergências que surgirem.

Dentre as medidas, a prefeitura anunciou que recomendaria à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) o adiamento do jogo entre Vasco e Resende pela semifinal da Taça Guanabara, marcado para às 21h30, no Maracanã. A partida estava marcada para o último fim de semana, mas foi adiada após o incêndio no Ninho do Urubu.

Em comunicado divulgado em seu perfil no Twitter, a Ferj disse que "não recebeu nenhum comunicado oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro e, portanto, o jogo @VascodaGama x Resende, nesta quarta, às 21h30, no Maracanã, pela semifinal da Taça Guanabara, está mantido".

A @FFERJ não recebeu nenhum comunicado oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro e, portanto, o jogo @VascodaGama x Resende, nesta quarta, às 21h30, no Maracanã, pela semifinal da Taça Guanabara, está mantido. pic.twitter.com/5uCI9e7o7E

— FERJ (@FFERJ) 12 de fevereiro de 2019

Para ativar o recebimento de mensagens sobre os riscos de chuva forte na cidade pelo celular, o Centro de Operações Rio orienta a população a enviar o número do CEP da região de interesse para 40199.