Mais Lidas

Bombeiros retomam buscas após tromba d'água atingir cachoeira em Itatiaia

Vítimas estavam em cachoeira na localidade conhecida como Paraíso Perdido quando fenômeno atingiu local

Bombeiros retomam buscas por desaparecidos após tromba d'água atingir cachoeira em Itatiaia
Bombeiros retomam buscas por desaparecidos após tromba d'água atingir cachoeira em Itatiaia -

Rio - Na manhã desta segunda-feira, o Corpo de Bombeiros retomou as buscas por desaparecidos após uma tromba d'água atingir uma cachoeira em Itatiaia, no Sul Fluminense, neste domingo. A informação sobre o número de desaparecidos na tragédia são desencontrados. Enquanto os militares falam em um morto e um desaparecido, a Prefeitura da cidade confirma uma vítima fatal e dois procurados. No domingo, o município deu número de ao menos dois mortos e seis desaparecidos. No sábado, dois homens já tinham morrido.

Atuam na região da cachoeira desde às 7h10 desta manhã bombeiros dos quartéis de Itatiaia e Resende. Eles foram acionados inicialmente às 18h45 de domingo para procurarem duas pessoas, um homem e uma mulher. O desaparecido do sexo masculino, de identificação desconhecida, foi encontrado antes do fim das buscas, pouco antes da meia-noite. Hoje, a outra desaparecida ainda é buscada, mas a Prefeitura fala em dois desaparecidos. Os atingidos pelo fenômeno estariam na localidade conhecida como Paraíso Perdido. A Defesa Civil municipal atua em apoio aos militares. 

Ainda conforme a prefeitura, a área onde aconteceu o acidente é de jurisdição federal, sob responsabilidade do Exército. Segundo a Prefeitura de Itatiaia, a Guarda Municipal só atua no ordenamento de trânsito e a Defesa Civil na identificação dos locais, que já contava com uma placa alertando sobre a possibilidade de tromba d'águas no local. Ainda segundo este órgão, o incidente foi classificado como cabeça d'água.

As trombas d'água ocorrem geralmente em períodos de chuvas, aumento rapidamente o fluxo dos rios. Ainda conforme a Defesa Civil, chovia mais de 10mm em Itatiaia no momento do incidente.

Tio e sobrinho morreram afogados

Neste sábado, um homem de 51 anos e um rapaz de 16 anos morreram na mesma região, na Vila Pinheiro. Segundo informações dos Bombeiros, o homem tentou salvar o adolescente, que estava se afogando, mas acabou sendo arrastado pela forte correnteza e também se afogou. Os corpos das vítimas, tio e sobrinho, foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IMl) local.

Reinaldo Máximo Barbosa e o jovem Nicolas Alexandre Alves serão enterrados em Volta Redonda.