Mais Lidas

O processo de notas do Carnaval no Grupo Especial vai mudar

Nova medida foi anunciada pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa)

Jurados titulares só serão definidos na Quarta de Cinzas
Jurados titulares só serão definidos na Quarta de Cinzas -

Rio - A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) anunciou que, a partir deste ano, os jurados titulares serão conhecidos apenas na Quarta-Feira de Cinzas, por meio de sorteio, na sede da Liesa.

O sorteio dos 54 jurados (36 titulares e 18 reservas) aconteciam no domingo, pouco antes do começo do desfile do Grupo Especial. Agora, todos serão titulares até o dia da apuração.

Segundo Jorge Castanheira, presidente da Liesa, o novo critério trará pouca modificação no julgamento dos quesitos, mas aumenta a responsabilidade dos julgadores. Castanheira garantiu que a modificação foi aprovada pela plenário e consta no regulamento deste ano.

Até 2016, os juradores eram 36, quatro para cada um dos nove quesitos. O jurado suplente foi criado em 2017, aumentando o número para 54 (dois reservas por quesito). A medida era uma prevenção para o caso de algum deles passar mal ou dormir durante o desfile e deixar de dar alguma nota.

Nos últimos dois carnavais, o resultado foi desrespeitado pela própria Liesa. Em 2017 a Unidos da Tijuca não foi rebaixada. Ano passado, Grande Rio e Império Serrano foram beneficiadas por virada de mesa.