Mais Lidas

Rio reduz idade do idoso para 60 anos

Gratuidade no ônibus só vale a partir dos 65 anos

Idosos com 60 anos ou mais conquistaram o direito a diversos benefícios no município do Rio, como o cartão de estacionamento, prioridade em filas, isenção de taxas e meia-entrada em cinemas, shows, exposições, teatro, lonas culturais e bibliotecas. De autoria do vereador Eliseu Kessler (PSD), a lei, sancionada ontem pelo prefeito Marcelo Crivella, que reduz de 65 para 60 anos algumas vantagens, contemplaria ainda a gratuidade nos ônibus municipais, mas acabou sendo vetada pela prefeitura.

Justificativa

Em nota, o município destacou que a gratuidade nos coletivos continua garantida somente para idosos acima de 65 anos, conforme lei federal de 2003. A prefeitura informou também que ainda irá publicar a regulamentação dos benefícios estabelecidos pela nova lei.

O vereador Eliseu Kessler propôs ao prefeito que a legislação do município fosse equiparada com a lei federal. O Sindicato das Empresas de Ônibus do Rio (Rio Ônibus) declarou ontem que não é contra a concessão de benefício aos usuários de 60 anos ou mais, mas afirmou que é necessário definir uma fonte de custeio e que a contrapartida financeira seja cumprida por parte do poder concedente, no caso, a prefeitura.