Mais Lidas

Está proibido enterrar em Duque de Caxias

Todos os cinco cemitérios da cidade foram interditados por falta de alvará

Policiais encontraram a maconha em um carro roubado
Policiais encontraram a maconha em um carro roubado -

Todos os cinco cemitérios de Duque de Caxias estão proibidos de fazer sepultamentos a partir de hoje, porque, segundo a prefeitura, funcionavam sem alvará. A interdição dos estabelecimentos, administrados pela AG-R Eye Obelisco Serviços Funerários, foi determinada ontem pelo governo municipal. Os enterros só poderão ser retomados quando a situação for regularizada, sob pena de multa para a empresa.

Quem quiser enterrar os mortos terá que procurar outra cidade, caso a AG-R cumpra a ordem. A medida foi tomada dois dias após o prefeito de Caxias, Washington Reis, encontrar 23 corpos no necrotério do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, no sábado. Segundo a prefeitura, os corpos estavam acumulados porque a concessionária não faz enterros nos fins de semana.

A multa pelo descumprimento é de R$ 312,50 por dia. Os cemitérios ficam nos bairros Vila Operária (Nossa Senhora das Graças), Corte Oito (Nossa Senhora de Belém), Pilar (Nossa Senhora do Pilar), Taquara (Nossa Senhora de Fátima) e Xerém (do 51).

Subsecretário de Fiscalização, Alcides Leôncio Cidinho de Freitas disse que é preciso alvará por cada cemitério e que a AG-R só tinha a licença para um. Contratada em 2012 pelo ex-prefeito José Camilo Zito dos Santos, a empresa já foi multada em mais de R$ 6 milhões por descumprimento de cláusulas contratuais, crime ambiental e despejo irregular de restos mortais. Há denúncias de preços abusivos, negativa de enterros gratuitos determinados por lei e sonegação fiscal.

Reis tenta na Justiça retomar os cemitérios e inaugurar um espaço público para enterros gratuitos desde o ano passado, quando assumiu. A reportagem não conseguiu contato com a concessionária.

Policiais encontraram a maconha em um carro roubado Divulgação / PRF
Tiros em direção a pagode em Queimados, na Baixada, deixou dois mortos e dois baleados WhatsApp O DIA (98762-8248)
Um dos cemitérios interditados é o Nossa Senhora de Belém Divulgação