Mais Lidas

Dos 1.930 detentos que passaram o Natal com a família, 289 não voltaram à cadeia

Os prisioneiros que não voltaram ao sistema já são considerados foragidos e serão caçados pela polícia

O número de evadidos em 2018 foi menor do que em 2017, diz a Seap
O número de evadidos em 2018 foi menor do que em 2017, diz a Seap -

Rio - A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) informou que 289 dos 1.930 detentos beneficiados pelo 'Saidão de Natal não haviam retornado à cadeia até esta quarta-feira. No benefício, de acordo com avaliação da Justiça, os presos são contemplados com a oportunidade de sair da cadeia para passarem as festas de final de ano com suas famílias.

O 'Saidão' começou no dia 24 e atendeu a detentos de todo o estado do Rio de Janeiro, a maioria condenados por crimes de menor gravidade ou considerados aptos pela Justiça por bom comportamento. O benefício tinha validade até o dia 31 de dezembro. Os que não voltaram ao sistema já são considerados foragidos e serão caçados pela polícia.

Segundo a Seap, o número de evadidos este ano foi menor do que em 2017, assim como número de beneficiados. Em 2017 segundo a pasta responsável pelo sistema prisional do Rio, o benefício foi concedido a 1204 internos e 318 não voltaram ao sistema. Não foi informado se os foragidos de 2017 já foram recapturados.

As saídas temporárias ou 'Saidões', como conhecidos popularmente, estão previstos na Lei de Execução Penal e ocorrem em datas comemorativas como Natal, Páscoa e Dia das Mães. O acompanhamento dos presos durante o 'Saidão' fica a cargo da Secretaria de Segurança Pública, que encaminha lista nominal com foto de todos os beneficiados para o comando das Polícias Civil e Militar, a fim de que os mesmos possam ser identificados caso seja necessário.