Mais Lidas

E que venha 2019!

Especialistas dão conselhos para enfrentar o desafio de fazer o ano realmente novo

O palco montado em frente ao Copacabana Palace receberá os principais 
shows programados para 
a festa da virada
O palco montado em frente ao Copacabana Palace receberá os principais shows programados para a festa da virada -

'Para ganhar um Ano Novo, que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo. Tem de fazê-lo novo. Eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre". O trecho do poema de Carlos Drummond de Andrade é um bom ponto de partida para refletir sobre os desafios a serem enfrentados em 2019.

O brilho e o colorido dos fogos da maior festa de passagem do ano do planeta, soam como um despertar: é hora de pensar o futuro, com fé e otimismo redobrados. Não é à toa que especialistas em psicologia positiva advertem, que mesmo diante de dificuldades e incertezas, cada um deve ter em mente a velha máxima: há 365 novas chances de sucesso pela frente. Portanto, nada de desânimo.

"Deixe de lado definitivamente ações irrelevantes, que não levam a nada, e o convívio de pessoas pessimistas. Adote atitudes e pensamentos positivos, que atraem alegria, saúde, dinheiro, trabalho e progresso em todos os sentidos. Comece o ano com o pé direito, em alto astral", ensina a psicóloga Olivia Klem Dias, que ajuda pessoas a estabelecerem metas para o reforço da autoestima e conquista do sucesso.

Para João Alexandre Borba, psicólogo e coach, mesmo sabendo que nem tudo, possivelmente, serão flores no caminho, o segredo é brindar à vida todos os dias. "Só o fato de estar vivo, já é uma dádiva. A motivação diária, seja a partir de pequenas coisas, como o calor de um abraço apertado ou um beijo carinhoso, impulsiona o motor da nossa vida, tanto pessoal quanto profissional", garante Borba, alertando para cuidados também com a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. "O bem estar deve ser completo", justifica.

Em Copacabana, dois milhões de pessoas mais uma vez se juntam em um sentimento único: paz. "É através da tranquilidade da alma que todas as outras coisas boas acontecem, por acréscimo. E quanto mais gente imbuída com o mesmo espírito emanado, melhor", acredita Borba.

Rio bate marca histórica

Com suas mandingas e tradições, expressadas nas roupas ou em reverências, a maior parte dos expectadores da festa da virada que contam com atrações musicais que prometem agradar a gregos e troianos, embaladas pelo êxtase provocado pelos 14 minutos de queima de fogos , chegará à orla da Zona Sul de Metrô. O acesso ao bairro estará totalmente bloqueado para veículos a partir de 22h. O palco em frente ao Copacabana Palace receberá os principais shows.

Para o presidente da Riotur, Marcelo Alves, a cidade do Rio de Janeiro já bateu a marca histórica mundial em termos de recepção de turistas em grandes eventos, motivo de comemoração da rede hoteleira. "Superamos Orlando e Miami. Os números estão aí e comprovam realmente o desejo dos visitantes de virem para o Rio. Muitos já vieram outras vezes. E isso é motivo de comemoração", afirma.