Mais Lidas

Menos segurança no Fundão

Crise leva UFRJ a reduzir número de vigilantes

O Campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Fundão, Ilha do Governador, deverá começar 2019 com menos segurança. Na última terça-feira, a Pró-Reitoria da UFRJ informou ao Sindicato dos Vigilantes do Município do Rio (SindVig) que 90 vigilantes terceirizados, das empresas Angel e Font Segurança, serão dispensados a partir de 1º de janeiro. Atualmente, 526 seguranças estão espelhados pelo campus.

Segundo o SindVig, o campus é alvo constante de criminosos por conta da diminuição do número de vigilantes e da falta de policiamento por parte da PM. "Há uma decisão unilateral de diminuir os vigilantes. Não houve uma conversa com a comunidade acadêmica", lembra Antônio Carlos de Oliveira, presidente do sindicato, acrescentando que, em 2016, a UFRJ tinha mais de 700 seguranças.

A diminuição do número de seguranças no campus é motivo de preocupação para os alunos e funcionários. Segundo eles, os crimes costumam acontecer em locais como o estacionamento do Centro de Tecnologia (CT) e da Reitoria, que ficam a poucos metros da Linha Vermelha.

Em nota, a UFRJ informou que "devido a cortes orçamentários sofridos desde 2014, está operando em déficit de aproximadamente R$ 100 milhões. Por esse motivo, uma readequação do contrato foi necessária". A Instituição disse ainda que 84 dos atuais 552 vigilantes serão desligados.