Mais Lidas

Senhores das armas

Criminosos presos no Rio e no Mato Grosso do Sul

A Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Rio (MPRJ), fizeram ontem operação contra uma quadrilha de tráfico de armas e munições no Rio de Janeiro e no Mato Grosso do Sul. O objetivo era cumprir 13 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão no Rio já no Mato Grosso do Sul, quatro mandados de prisão, além de seis de busca e apreensão. Onze pessoas foram presas, nove delas no Rio. Entre os líderes estão um PM e quatro ex-paraquedistas do Exército, que forneciam para traficantes e milicianos do Rio. Também foram apreendidas 35 mil munições para pistola e fuzis, além de armas.

Um dos acusados, o policial militar Thiago Soares Andrade Silva, o Batata, do 14º BPM (Bangu), está foragido, assim como os quatro ex-paraquedistas do Exército, identificados como Bruno Jeronimo Guerra, Gabriel de Lima Nunes, Leonardo Santos Carvalho e Denis Vale de Aguiar.

Thiago, Leonardo e Denis são apontados como os cabeças da organização ao lado de Roger dos Santos Macedo, que foi preso no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste. A polícia encontrou com ele uma pistola e três carros roubados e adulterados. Era Roger que, segundo a polícia, recebia os grandes carregamentos e fazia encomendas. Também foi preso o ex-policial militar Bruno Drummond.

No Mato Grosso do Sul foram presos Valdisnei Ederson Alves, que é trapezista de um circo, e Moacir Teixeira de Freitas, de 46 anos. A operação é desdobramento de uma investigação que durou cerca de um ano, após apreensões realizadas da PRF e Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) da Polícia Civil.