Mais Lidas

Trabalhadores a pé

Acidente com trem de manutenção para três ramais

Valentina conta tudo para Gabriel durante o velório de Egídio
Valentina conta tudo para Gabriel durante o velório de Egídio -

A Agência Reguladora de Serviços de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio (Agetransp) abriu um boletim de ocorrência para apurar o descarrilamento de um trem de manutenção, entre as estações Oswaldo Cruz e Madureira, às 4h30 de ontem. O acidente afetou três ramais (Deodoro, Japeri e Santa Cruz), prejudicando milhares de passageiros.

Além das causas do descarrilamento, serão apuradas também a adequação do atendimento prestado aos usuários pela concessionária SuperVia, assim como os procedimentos adotados para o restabelecimento da normalidade na operação. A concessionária poderá ser multada. A circulação dos trens nos três ramais só foi normalizada entre três e cinco horas depois do acidente.

Enquanto o trem de manutenção ficou no trecho, as estações Oswaldo Cruz, Bento Ribeiro e Marechal Hermes ficaram fechadas para embarque e desembarque.

Por causa do incidente, os intervalos nos ramais de Japeri e Santa Cruz foram reprogramados e houve atrasos. Segundo a Supervia, os passageiros foram informados pelo sistema de som das estações e composições.

Passageiros reclamaram muito dos transtornos causados pelo descarrilamento. As estações e trens, que costumam ficar cheios, estavam superlotados. "Saio de casa antes das 5h. Quando chegamos em Deodoro, eles informaram do problema", disse a empregada doméstica Maria América da Silva, de 50 anos, que mora em Nova Iguaçu, na Baixada. "Desci em Oswaldo Cruz e agora vou ter que pegar um ônibus até lá (no serviço). Terei que pagar uma passagem extra do meu bolso", completou.