Mais Lidas

Inscrições para o Programa Mais Médicos abrem nesta quarta-feira

São oferecidas 8.517 vagas em mais de 3 mil municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas

Inscrições para o programa Mais Médicos vão até o dia 25 deste mês.
Inscrições para o programa Mais Médicos vão até o dia 25 deste mês. -

Brasília - O Governo Federal abriu na manhã desta quarta as inscrições para o programa Mais Médicos. São oferecidas 8.517 vagas para atuação em quase 3 mil municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), que antes eram ocupadas por médicos cubanos. 

Segundo o edital publicado pelo Diário Oficial da União, poderão se inscrever os médicos brasileiros com CRM Brasil ou com diploma revalidado no país. O período de inscrições começou às 8h desta quarta e vai até o dia 25 deste mês no site do programa. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, com início das atividades previsto para o dia 3 de dezembro. O salário é de R$ 11.800,00.

A convocação é uma medida emergencial do Governo Federal para preencher as vagas após o anúncio da saída de Cuba do programa, na semana passada. A decisão do governo cubano de retirar a participação no Mais Médicos do Brasil foi tomada por discordar de exigências do presidente eleito, Jair Bolsonaro. Com isso, mais de oito mil médicos cubanos vão deixar o país.

"O edital é a medida emergencial adotada pelo governo brasileiro para garantir a assistência em locais que contam com profissionais de Cuba, após o comunicado da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no qual o governo cubano informa que encerrou a cooperação no programa Mais Médicos", diz nota publicada pelo Ministério da Saúde.

Segundo o Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, o prazo para que os médicos assumam os novos postos de trabalho é curto para evitar que a população fique desassistida.

POLÊMICA

Após ser anunciado por Bolsonaro como futuro ministro da Saúde, o deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), afirmou nesta terça-feira que o acordo que iniciou a atuação de profissionais cubanos no Mais Médicos parecia "um convênio entre Cuba e o PT e não entre Cuba e o Brasil". 

Mandetta chamou a medida de "improvisação". "Era um risco que a gente já alertava no início. Nós precisamos de políticas que sejam sustentáveis. As improvisações em saúde costumam terminar mal e essa não foi diferente das outras", completou o novo ministro.

O PROGRAMA

O programa Mais Médicos foi criado pelo governo federal em 2013, para ampliar assistência médica em regiões mais afastadas, com carência de profissionais da saúde.

Dados do Ministério da Saúde sobre o programa confirmam que são 18.240 vagas em mais de 3 mil municípios e 34 distritos indígenas, oferecendo assistência para mais de 63 milhões de brasileiros. Atualmente são 8.332 profissionais cubanos em atividade.