Mais Lidas

Niemeyer de volta à ativa

Crivella afirma que a via está totalmente segura

Justiça manda reabrir Avenida Niemeyer, após nove meses de interdição e uma batalha judicial
Justiça manda reabrir Avenida Niemeyer, após nove meses de interdição e uma batalha judicial -

A briga entre a Prefeitura do Rio e a Justiça pela reabertura da Niemeyer chegou ao fim. Ontem, o prefeito Marcelo Crivella (PRB) reabriu a via que liga os bairros de São Conrado e Leblon, na Zona Sul. A avenida ficou fechada por nove meses, após decisão da Justiça, por conta de uma série de deslizamentos de terra que causou mortes. A ordem da reabertura imediata da via foi do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O prefeito afirmou que atende um pedido da população e que a via está totalmente segura. "Todas as obras foram realizadas e, em caso de chuvas acima de 38 milímetros, o protocolo de segurança para o fechamento da Niemeyer será feito. Eu tenho certeza que o carioca está feliz", ressaltou.

Para o engenheiro Jorge Luiz Ortega, a reabertura da Niemeyer irá beneficiar os motoristas que saem da Zona Oeste em direção à Zona Sul. "Essa avenida é muito importante para o fluxo de veículos pela manhã. Agora vai ser melhor sair da Barra à Copacabana."

A reabertura, por outro lado, não agradou aos ciclistas. O professor Aloísio de Lima Oliveira, ressaltou os riscos em passar com a bicicleta na mesma via que ônibus e carros. "Não adianta apenas pensar nos motoristas", diz.

Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação (SMIH), as intervenções garantem a segurança da via para carros, pedestres e moradores. A Prefeitura do Rio informou que mais de R$ 34 milhões foram investidos em 56 intervenções ao longo da via, e que foram demolidas 34 casas em situação de risco e 34 famílias recebem aluguel social atualmente. Outras 17 construções, em que moram 30 famílias, também serão demolidas.

Em nota, o TJRJ afirmou que não vai se manifestar sobre a reabertura. Cabe ao Ministério Público entrar ou não com recurso.

Comentários