Mais Lidas

Flamengo

Flamengo

Neguinho da Beija-Flor fez o samba quando venceu a luta contra o câncer e agora o adaptou ao Jorge Jesus
Neguinho da Beija-Flor fez o samba quando venceu a luta contra o câncer e agora o adaptou ao Jorge Jesus -
Rio - Os gols são pinturas. Os atletas jogam por música. As atuações, quase sempre, espetáculos. O Flamengo completa hoje 124 anos de fundação, e o time comemora fazendo arte e jogando bola. O Rubro-Negro tem arrancado suspiros e feitos olhos brilharem, como uma peça com roteiro premiado, ou aquela canção que pega na veia. É a escola Flamengo de futebol-arte.
Neguinho da Beija-Flor sabe mexer com a emoção da galera. É dele o samba 'Domingo', cantado até hoje por várias torcidas do Brasil. Agora, o rubro-negro apaixonado quer emplacar a música 'Obrigado, Jesus'. "Eu fiz esse samba quando superei o câncer. Fala sobre agradecer a Deus por todas as conquistas. Um músico da Beija-Flor me sugeriu fazer uma adaptação ao Jorge Jesus, e ficou tudo a ver", explicou Neguinho. A letra parece mesmo ter sido feita especialmente para o português. "Obrigado, Jesus/Por mais um dia de alegria/Obrigado, Jesus/Por mais um dia de vitória/Obrigado, Jesus/Por conceder sabedoria/E de mudar a minha história".
"Esse time está encantando demais. Vamos com tudo conquistar a Libertadores e o Mundial", garante Neguinho, mais cauteloso que outros rubro-negros. "Mas, sem comparação com o time de 1981. Zico é Zico".
Do samba rasgado ao sambalanço, o Flamengo muda o ritmo, mas não perde o embalo. Rubro-negro de almanaque, daqueles que vão da praia para o Maracanã num domingão de sol, o cantor e compositor João Sabiá lançou, semana passada, a música 'Coloca no Barbante'. A letra é para aquele torcedor que fica aflito para o fim de semana chegar e, enfim, ver o Mais Querido em campo. "Porque domingo é dia de futebol/De sentar com o amigo/E tomar um 'gelol'/De chegar no Maraca/E torcer na moral/De dar um mergulho/Debaixo do sol/De ver meu Mengão/Fazendo Carnaval".
"Ela é antiga, tem 20 anos. Naquela época eu e meu irmão, que também é autor da música, íamos muito para o Maraca. Sempre dava uma mexidinha na letra, mas estava esperando justamente um momento assim, especial, para lançá-la. Aí, eu resolvi fazer um vídeo e compartilhar", comentou João Sabiá. "A fase já é boa, com um 'balanção', então...".
"O Flamengo é popular, tem essa coisa bem humorada, escrachada, de tirar onda e tirar onda de si mesmo. É uma torcida mitológica. É inspirador".