Mais Lidas

Pé na estrada: de ônibus, viagem do Rio para Lima dura cinco dias

São 120 horas de viagem, com direito a 10 paradas

Ônibus da Expresso Internacional Ormeño, que faz a linha Rio-Lima
Ônibus da Expresso Internacional Ormeño, que faz a linha Rio-Lima -

Rio - A mudança de local da final da Libertadores de Santiago para Lima causou transtornos para rubro-negros que esperavam o 23 de novembro, dia da decisão contra o River Plate. Com passagens compradas para o Chile, torcedores estão em uma sinuca de bico para conseguir a alteração do destino para Peru nas companhias aéreas.

Porém, uma opção surge para os desesperados: a empresa Ormeño disponibiliza um ônibus saindo do Rio de Janeiro para Lima. Só que a viagem dura, pelo menos, cinco dias. O coletivo tem dois andares e pode receber até 52 passageiros, mas dificilmente consegue lotação máxima. O investimento para os torcedores que se interessarem são R$ 900 no leito e R$ 960 no semi-leito, valores bem menores do que as companhias aéreas estão exigindo nas passagens para Lima. Durante as 120 horas de viagem, o ônibus tem duas paradas por dia em restaurantes, para que os passageiros se alimentem e tomem banho.

Rodolfo Espinoza é peruano e torcedor do Flamengo. O rubro-negro já desfrutou dessa opção para chegar em Lima em quatro oportunidades. Experiente, falou sobre as vivências. "Você pode tomar banho e comer, cada um por sua conta. São duas vezes por dia, o que é bem pouco. Não recomendo muito. Não é uma viagem muito simpática no sentido da comodidade, mas as paisagens são espetaculares, são lindas, sobretudo em Peru. As estradas são ótimas, tanto no Peru quanto no Brasil".