Mais Lidas

Trio Brugaeta no topo

Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol superam alguns dos maiores ataques do Mengão

Gabigol é a base do trio de ataque do Mengão: ele lidera a artilharia do Brasileiro, com 14 gols
Gabigol é a base do trio de ataque do Mengão: ele lidera a artilharia do Brasileiro, com 14 gols -

É no ataque que mora a parte nobre de um time de futebol. Defesa e meio-campo, claro, são muito importantes para o funcionamento da equipe. Mas é lá na frente que as belas jogadas terminam em gols, levando a galera ao delírio. Pois é assim, em delírio, que está a torcida do Flamengo neste Campeonato Brasileiro com o ataque 'Brugaeta' — Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol. Se o trio ainda não fez história no clube, não está muito longe disso.

Nas 17 rodadas até agora, os três rubro-negros já marcaram 29 gols (média de 1,7 gol por partida). A marca deixa muito para trás outros trios importantes da história do clube. Zico, Renato Gaúcho e Bebeto, por exemplo, fizeram, juntos, 13 gols em 19 jogos no Brasileiro de 1987, que terminou em título (média de 0,63). No penta de 1992, os homens de frente Nélio, Júlio César Imperador e Gaúcho marcaram 14 em 27 jogos (média de 0,51). Também já foram superados. O 'melhor ataque do mundo', formado por Sávio, Romário e Edmundo, não ganhou nada em 1995, ano do centenário: balançou a rede dos adversários em 16 oportunidades (23 jogos, com média de 0,69).

Petkovic, Zé Roberto e Adriano, trio do mais recente título brasileiro do Flamengo (2009), têm ótimos números. O Imperador, por exemplo, foi artilheiro daquela edição com 19 gols. Ao todo, os três marcaram 32 vezes em 38 rodadas (0,84). O ataque 'Brugaeta' tem média mais alta — em menos da metade dos jogos disputados, em apenas um turno — e vai bater a marca se mantiver a pegada até o final da competição.

Comentários