Mais Lidas

Com um a menos, Flamengo empata com o Peñarol e avança às oitavas da Libertadores

Rubro-Negro segurou o empate sem gols, em Montevidéu

Brazil's Flamengo player Everton Ribeiro (L) vies for the ball with Lucas Hernandez of Uruguay's Penarol during their Copa Libertadores football match at the Campeon del Siglo stadium in Montevideo, on May 8, 2019. (Photo by Miguel Rojo / AFP)
Brazil's Flamengo player Everton Ribeiro (L) vies for the ball with Lucas Hernandez of Uruguay's Penarol during their Copa Libertadores football match at the Campeon del Siglo stadium in Montevideo, on May 8, 2019. (Photo by Miguel Rojo / AFP) -

Apesar de ter abusado do direito de perder gols (foram pelo menos nove chances reais), o Flamengo segurou o empate sem gols com o Peñarol, em Montevidéu, no Uruguai, e avançou em primeiro lugar no Grupo D para as oitavas de final da Libertadores da América, o que significa que o Mengão fará o segundo jogo da próxima fase em casa.

E não é exagero dizer que o Rubro-Negro poderia ter goleado os uruguaios devido ao volume de jogo, principalmente no primeiro tempo. A vaga teria sido confirmada com muito mais tranquilidade se não fosse, por exemplo, o gol incrível perdido pelo atacante Gabriel Barbosa, que cara a cara com o goleiro, logo com um minuto do primeiro tempo, chutou para fora.

"Temos que matar o jogo logo para não sofrermos tanto. A gente sabe que partidas assim são resolvidas nos detalhes. Parabéns para o nosso sistema defensivo", avaliou o apoiador Everton Ribeiro depois do jogo. Mesmo como clima pesadão no estádio, ainda reflexo da briga generalizada entre brasileiros e uruguaios na partida do início de abril, no Maracanã, o Mais Querido foi soberano e pouco sofreu.

A partida até certo ponto controlada mudou aos 18 minutos da etapa final, quando o lateral-direito Pará, que estava pendurado com um cartão amarelo, levou outro e foi expulso. Para piorar, o Peñarol foi com tudo para cima por causa da LDU, que àquela altura fazia 2 a 0, em casa, no San José, da Bolívia, e se classificava. Os equatorianos venceram por 4 a 0.

Com a defesa bem postada e os donos da casa já na base do desespero, o Flamengo ainda teve outra chance de ouro para vencer, mas Vitinho, nos acréscimos, também conseguiu a proeza de perder outro gol inacreditável de frente com o goleiro do Peñarol. Irritados, o time da casa ainda arrumou confusão depois de ter um jogador expulso. O sorteio dos confrontos das oitavas serão definidos na próxima segunda, no Paraguai.

Brazil's Flamengo player Everton Ribeiro (L) vies for the ball with Lucas Hernandez of Uruguay's Penarol during their Copa Libertadores football match at the Campeon del Siglo stadium in Montevideo, on May 8, 2019. (Photo by Miguel Rojo / AFP) AFP
O atacante Gabriel Barbosa perdeu a chance mais clara de todo o jogo Alexandre Vidal / Flamengo
Everton Ribeiro, do Flamengo, no jogo contra o Peñarol pela Libertadores, em Montevidéu Alexandre Vidal / Flamengo

Comentários