Mais Lidas

AS DIFICULDADES NA VOLTA

xx

A longa inatividade será o maior adversário dos treinadores quando a bola voltar a rolar. Os atletas de alto nível precisam de treinamentos constantes, alimentação adequada, controle do peso, convívio com companheiros, com corpo técnico e principalmente do palco, dos holofotes, de jogar. Pode parecer exagero, mas jogador sente tanta falta da bola quanto da família. Esses treinamentos em casa são paliativos, não atendem às necessidades. E na volta aos campos notaremos o tamanho dos prejuízos. Não é por acaso que o Flamengo, que sobrava na turma quando da paralisação, está aflito para reunir seus jogadores no Centro de Treinamentos George Helal para voltar a trabalhar. Jorge Jesus (foto) sabe que refazer é mais difícil do que fazer. Se o calendário permitir pelo menos duas semanas de preparo, pode ser que os danos sejam menores. Fora disso teremos um festival de lesões musculares e espetáculos de baixa qualidade.

ADIAMENTO À VISTA

O panorama em alguns países da América do Sul assusta, e dirigentes da Conmebol, que anunciavam a volta da disputa da Copa Libertadores para maio, já descartam a hipótese. A situação em alguns países, onde é mais ativa a ação do coronavírus — caso do Equador, por exemplo —, derrubou o otimismo e fez com que dirigentes admitam até a possibilidade do adiamento para o ano que vem, alcançando também Eliminatórias e Copa Sul-Americana.

PEDALADAS

O SporTV mostrou no sábado Brasil 3 x 1 Uruguai, na Copa do Mundo de 1970. A convite da produção, Eduardo e Sergio Lobo, tive uma breve participação. Meu celular não parou até agora. A galera gosta de bola bem jogada.

O presidente do América, Sidnei Santana, acha injusta a forma de disputa da Seletiva do Cariocão e pede mudanças para 2021. Jogo único eliminatório é cruel.

BOLA DENTRO

Ficou decidido que o Campeonato Inglês vai acabar no campo, com a bola rolando. Qualquer outra decisão mancharia uma competição de alto nível, em que o Liverpool brilhou intensamente.

BOLA FORA

Clubes gaúchos que cumprem o protocolo do combate ao coronavírus cobram da Federação a atitude do Esportivo de Bento Gonçalves, que, contrariando as determinações, voltou aos treinamentos.