Mais Lidas

MILAGRE NÃO SE EXPLICA

xx

A grande campanha do Flamengo virou de cabeça para baixo o baú de conceitos do futebol. Jorge Jesus (foto) assumiu no meio do ano, com três competições em andamento, e ganhou duas. Foi como se fosse um piloto num voo noturno sem radar, algo muito difícil de explicar até mesmo para ele, mas ninguém na imensa e feliz Nação Rubro-Negra está preocupado em saber como aconteceu. todos querem seguir comemorando e se possível com o título mundial. Do nosso lado, os companheiros buscam desvendar o mistério. Uns dizem que o segredo está na disciplina imposta ao grupo, outros que se deve ao formato europeu adotado no trabalho diário. E há quem diga que o sucesso se deve a manter a equipe em ação permanente, sem poupar jogadores, esses contrariando o que diziam antes quando enalteciam Real Madrid ou Barcelona por fazer rodizio de jogadores. Confesso que não sei definir o que aconteceu. Acredito que Jesus apenas tenha transformado água em vinho.

NA BASE DA SAÚDE

Vai ser um ano difícil, as torcidas cobrando, Vasco, Fluminense e Botafogo precisando reagir para poder disputar em igualdade de condições com os demais as diversas competições do calendário 2020. Na impossibilidade de competir no plano financeiro com Flamengo e Palmeiras, por exemplo, a saída será apostar na juventude, no vigor e na força física da garotada de talento, temperando com a experiência de alguns veteranos.

PEDALADAS

Os requisitos para assumir um clube no Brasil e levá-lo a conquistas mudaram. Agora não basta a carteirinha de técnico e o notório saber, tem que ser estrangeiro, de preferência português.

Se o Flamengo ganhar o Mundial de Clubes, sugiro que, com apoio do clube, a festa da torcida seja no Maracanã, no próximo dia 28, no Jogo das Estrelas, promovido pelo Zico.

BOLA DENTRO

Depois de cumprir a promessa de salvar o Vasco do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, Vanderlei Luxemburgo decidiu mudar de ares, mas ainda não definiu o seu futuro.

BOLA FORA

Jorge Sampaoli negocia com o Palmeiras, mesmo tendo ainda contrato com o Santos, pede demissão de boca e, depois, vai para a Justiça. Se fosse um técnico brasileiro seria metralhado na mídia.