Mais Lidas

UM JOGO ACIMA DE TODOS

xx

O Flamengo x Grêmio desta noite se sobrepõe a tudo e a todos, sendo maior mesmo que a própria competição. Outra dupla não provocaria as mesmas reações, não se elevaria à condição de jogo do ano, jogo da vida, mesmo sendo uma semifinal de Copa Libertadores. A magia vem dos clubes, de suas campanhas: o Grêmio, de Renato (foto), guardando energias à espera deste confronto, e o Flamengo, de Jorge Jesus, cantando pneus sem se preocupar em tirar o pé nem nas curvas mais perigosas. Melhor elenco, experiência, estatísticas, fator campo, nada disso interferirá, a partir do apito inicial, da primeira girada da bola. Um jogo como esse é disputado com o coração batendo forte no peito do pé. A única vantagem, que é do Flamengo, é mínima — se terminar como começou, a classificação será sua; 1 a 1 levará a decisão para os pênaltis e a partir daí qualquer empate será dos gaúchos. Boto muita fé no taco do Flamengo, mas reconheço a força do adversário.

BOA AÇÃO PREVENTIVA

A Polícia Civil agiu com inteligência, rapidez e eficiência, antecipando-se às ações de marginais que planejavam invadir o Maracanã esta noite, gerando confrontos e tumultos no entorno do estádio. A ação preventiva diminuiu, mas não eliminou os riscos. Infelizmente, ainda sobram os não iniciados na tecnologia, aqueles que vão atrás de confusão com a cara e a coragem. Para esses, o remédio ainda segue sendo o velho e bom cassetete no lombo.

PEDALADAS

Zé Ricardo assume o Internacional até o fim do Campeonato Brasileiro, dirigindo o time em 11 rodadas, sem compromisso do clube em mantê-lo em 2020.

No Estatual 2020, quem ganhar Taça Guanabara e Taça Rio será o campeão, a menos que outro tenha mais pontos em todo o campeonato. Nesse caso haverá a decisão, com o campeão de turnos tendo a vantagem do empate.

BOLA DENTRO

Gente de todas as partes do Brasil está no Rio de Janeiro para curtir a festa desta noite. Muitos sem o indispensável ingresso para o jogão no Maracanã, mesmo assim felizes por estar no ambiente da partida pelas semifinais da Libertadores.

BOLA FORA

São inaceitáveis os excessos cometidos por torcedores, que, nas saídas dos estádios, hostilizam familiares de jogadores e treinadores de clubes que disputam o Campeonato Brasileiro, fazendo ameaças e cometendo até agressões.