Mais Lidas

PRIMEIRO TEMPO DA DECISÃO

xx

Flamengo e Grêmio começam a decidir esta noite quem estará na grande final da Copa Libertadores, que será disputada em jogo único, no dia 23 de novembro, no Estádio Nacional de Santiago, no Chile. A decisão de 180 minutos terá início hoje na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, e terminará no Maracanã, no dia 23 de outubro. Estarão frente a frente as duas melhores equipes do Brasil e apenas uma passará para a suprema decisão. Esse equilíbrio leva a supor que o fator campo poderá ser decisivo. Se o Flamengo suportar a pressão esta noite na Arena do Grêmio e conseguir um bom resultado, trazendo para o Maracanã a decisão, suas chances aumentarão. Decidir a vaga debaixo das asas do Urubu, com a massa fungando no cangote dos gaúchos, multiplicará as forças dos rubro-negros. Ao Grêmio interessa vencer e fazer um bom resultado, justamente para abrandar o fogo no caldeirão do adversário. Renato Gaúcho e Jorge Jesus travarão um duelo histórico nas áreas técnicas. Haja coração.

QUEBROU A HIERARQUIA

Se o episódio em que o meia Paulo Henrique Ganso se rebelou, ofendeu o técnico Oswaldo de Oliveira, o ameaçando fisicamente, já foi inadmissível, o desfecho foi pior. A diretoria do Fluminense demitiu o treinador, manteve o jogador e ainda o premiou com a faixa de capitão, no jogo de domingo passado, contra o Grêmio. Essa decisão, que quebrou a hierarquia, incentivando e premiando a indisciplina, fragilizou o comando. Lamentável num clube com as tradições do Fluminense.

PEDALADAS

Fernando Diniz tem jogadores de sobra no São Paulo para montar o sistema que adota e que naufragou no Athletico-PR e no Flu. Se não funcionar agora, será uma boa ideia repensar o assunto.

BOLA DENTRO

O que Abel Braga falou para Ney Franco no Goiás x Cruzeiro, na noite de segunda-feira, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, retrata a realidade de hoje. Os técnicos de futebol são reféns dos jogadores e seus empresários.

BOLA FORA

A marcação de impedimentos por costela, dedão do pé e de pênaltis "self service" está decidindo o Campeonato Brasileiro. O VAR (árbitro de vídeo) é uma ferramenta necessária, mas o seu mau uso é uma vergonha.