Mais Lidas

Polícia sufoca pilantras

Operação em 4 estados mira fraudes em compra de respiradores para tratar covid-19

Mesmo diante de tantas perdas fatais pela Covid-19 ainda há quem tenha coragem de aplicar golpes contra a administração pública. Ontem, agentes do Departamento Geral de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil (DGCOR-LD), em conjunto com o Ministério Público Estadual (MPRJ), fizeram operação para combater fraudes na compra de respiradores pelo governo de Santa Catarina e se estendeu ao Rio, São Paulo e Mato Grosso.

A ação, chamada de Operação O2, cumpriu 11 mandados de busca, apreensão e sequestro de bens. Em um galpão localizado em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio, sede de umas das empresas envolvidas, os policiais encontraram máscaras N95, máscaras de oxigênio, notebooks e peças de respiradores, equipamento fundamental para o funcionamento de uma UTI.

As investigações apontam a participação de agentes públicos nos crimes de falsidade ideológica em documentos oficiais, criação de empresas de fachada e lavagem de dinheiro.

A quadrilha teria fraudado o fornecimento de 200 respiradores para o governo catarinense, adquiridos em março, ao custo de R$ 33 milhões. O pagamento já havia sido realizado. No entanto, a entrega jamais foi feita.

As ordens judiciais foram cumpridas em 12 cidades dos quatro estados.