Mais Lidas

Coronavírus: jogadores da Série A do Campeonato Italiano começam os treinamentos individuais

Dez jogadores do Sassuolo foram os primeiros a retornar às atividades, treinando sozinhos nas instalações do clube

Tottenham Hotspur's Harry Kane (R) kicks the ball during the International Champions Cup football match between Juventus and Tottenham Hotspur in Singapore on July 21, 2019. (Photo by Roslan RAHMAN / AFP)
Tottenham Hotspur's Harry Kane (R) kicks the ball during the International Champions Cup football match between Juventus and Tottenham Hotspur in Singapore on July 21, 2019. (Photo by Roslan RAHMAN / AFP) -
Sem bolas, sem contato com os companheiros de equipe e sem entrar nos vestiários. Vai ser desta forma que os times de futebol da Itália vão retornar nesta semana, com diretrizes rígidas devido à pandemia de coronavírus.

Dez jogadores do Sassuolo foram os primeiros a retornar às atividades, treinando sozinhos nas instalações do clube. Os jogadores foram espalhados em vários campos e fizeram apenas exercícios de baixa intensidade sem a bola. Outros dez jogadores do Sassuolo se exercitaram nesta terça-feira. Juventus, Atalanta, Bolonha e Udinese também iniciaram os trabalhos.

"Há um grande desejo de voltar a treinar e jogar, mesmo individualmente, é positivo porque pouco a pouco os jogadores retornam ao trabalho, seja ou não a temporada reiniciada", disse Damiano Tommasi, presidente da associação dos jogadores da Itália.

Após serem submetidos ao teste da covid-19, os jogadores foram autorizados a se apresentarem no centro de treinamento já uniformizados. Ao final do treino, foram tomar banho em casa.

Cristiano Ronaldo voltou a Turim na segunda-feira depois de passar grande parte do confinamento em sua casa na Ilha da Madeira, em Portugal. Ele terá de ficar 14 dias em isolamento antes de se apresentar à Juve.

O Milan é a única equipe que reluta em voltar até agora. Eles estão aguardando mais detalhes por parte de especialistas médicos e governamentais antes de pedir o retorno de seus atletas. Embora os dirigentes do futebol italiano esperem jogar novamente em junho sem torcedores nas arquibancadas, o governo não aprovou que os 124 jogos pendentes sejam realizados.

O governo quer que os dirigentes ajustem seus protocolos no caso de um jogador ou membro da equipe seja infectado após retornar aos treinamentos. É preciso saber se o infectado será colocado em quarentena sozinho ou junto de toda a equipe, o que possivelmente resultaria em suspensão da liga.

"O treino em equipe retornará em 18 de maio, se tivermos uma resposta sobre o protocolo até o final esta semana", afirmou Vincenzo Spadafora, ministro do esporte italiano. O governo italiano também aguarda a decisão da Alemanha, que nesta quarta-feira vai decidir pelo retorno ou não da Bundesliga.

Pelo menos 15 jogadores da Serie A italiana testaram positivo para o vírus desde o campeonato foi suspenso em 9 de março.