Mais Lidas

Coronavírus lota UTIs

De cada dez leitos do tipo, na rede estadual, sete estão ocupados

Na rede estadual de saúde, 71,4% dos leitos em UTI e 48,5% em enfermaria já estão ocupados
Na rede estadual de saúde, 71,4% dos leitos em UTI e 48,5% em enfermaria já estão ocupados -

Evitar o colapso do sistema de saúde tem sido uma das principais preocupações das autoridades durante a pandemia do coronavírus. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), no entanto, a taxa de ocupação por pacientes com o vírus na rede é de 48,5% em leitos de enfermaria e 71,4% em leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) — média de sete em cada dez. Há uma semana, as taxas eram de 41% e 63%, respectivamente.

Ainda segundo o balanço da SES, há disponíveis 2.541 leitos de enfermaria e outros 214 de UTI no Rio de Janeiro. Até o momento, já foram abertos 548 novos leitos exclusivos para pacientes infectados pelo novo coronavírus no estado. Ao todo, a SES vai oferecer na capital, Região Metropolitana e interior 3.414 leitos. Desses, 2 mil serão leitos em hospitais de campanha, que dever ser entregues no fim de abril.

Chrystina Barros, pesquisadora em saúde do CESS/UFRJ, afirma que a taxa de ocupação em leitos de UTI é motivo de alerta. "Esse número acima de 71% preocupa bastante, ainda mais sabendo que não existe uma data exata de um paciente liberar o leito para o outro". A pesquisadora garante ainda que a solução vai muito além da construção de novos leitos. "Não adianta somente montar os hospitais de campanha. É necessário que se tenham também os respiradores e os equipamentos de proteção individual para os profissionais da saúde", afirma Barros. Por fim, a pesquisadora destaca que a única forma de evitar um colapso no sistema de saúde é respeitar o isolamento social e sair de casa apenas em casos de extrema necessidade.