Mais Lidas

As vítimas mais jovens

Bebê de 4 dias morre em Natal. No Ceará, criança tinha 3 meses

A maior parte das vítimas fatais de covid-19 têm, geralmente, mais de 60 anos de idade e outras doenças associadas, mas o novo coronavírus, no Brasil, vem causando a morte até de bebês. Foi o que se viu nos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte, onde, ontem, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou o óbito de uma criança com quatro dias de vida, diagnosticada com o vírus.

O bebê, que morreu na terça-feira, nasceu com 30 semanas de gestação, no dia 3 de abril, com insuficiência respiratória. A mãe sofre de hipertensão, diabetes e obesidade, além de síndrome respiratória. Ela fez o exame e aguarda o resultado do Lacen em isolamento domiciliar.

A forma de contaminação da recém-nascida está sendo investigada. "É um caso que ainda está em investigação. Por mais que o teste tenha dado positivo, ainda não se sabe se o contágio foi pós-parto, precisa de um aprofundamento da investigação (sobre a contaminação) com os parentes", disse o secretário adjunto da Sesap, Petrônio Spinelli.

No Ceará, de acordo com a Secretaria de Saúde, um recém-nascido de apenas 3 meses, da cidade de Iguatu, no interior do estado, também foi vítima do novo coronavírus no Brasil. A menina já apresentava doença renal preexistente, o que agravou o quadro.

Encaminhada, no dia 30 de março, à uma unidade de saúde com dificuldades respiratórias, ela morreu no dia 3 de abril, após complicações como bronquiolite e pneumonia. O exame que testou positivo para a Covid-19 foi feito no dia do óbito. As autoridades confirmaram se tratar de caso de coronavírus.