Mais Lidas

Clubes em contato

Ferj cria grupo no WhatsApp para discutir futuro do Campeonato Carioca

Rubens Lopes, presidente da Ferj
Rubens Lopes, presidente da Ferj -

Um grupo no WhatsApp foi criado pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), na quinta-feira, com 20 membros, para que Rubens Lopes, presidente da Ferj, mantenha contato com os representantes dos clubes da Série A do Campeonato Carioca e com o presidente do Sindicato dos Atletas, Alfredo Sampaio. 

Um dos participantes, que pediu para não se identificar, disse que o debate está em "alto nível" e ninguém está "puxando sardinha para o seu lado, muito pelo contrário". O tom tem sido de apoio e ajuda a todos. Os participantes têm demonstrado preocupações com o futuro do campeonato, principalmente com relação aos clubes de menor investimento, que não têm calendário previsto para o segundo semestre do ano. Dos 12 clubes do Carioca, apenas sete têm calendário: Flamengo, Botafogo, Vasco e Fluminense disputam a Série A do Brasileiro; o Volta Redonda está na Série C; Bangu e Portuguesa da Ilha disputarão a Série D.

Uma das preocupações discutidas no grupo é a manutenção do salário dos jogadores dos grandes clubes, que são considerados altos. A maior aflição dos times pequenos é a possibilidade de extensão de contratos de jogadores com vínculo até o fim de abril, mês que termina o Estadual. Há clube que defende que os jogadores tirem as suas férias durante a paralisação por conta do coronavírus e que não haja benefício em dezembro.

Outro assunto abordado foi o contato que o Sindicato dos Atletas fez com a TV Globo, detentora das transmissões do Carioca. A empresa informou que vai manter o fluxo de pagamento normalmente.

Rubens Lopes, presidente da Ferj Úrsula Nery/Agência FERJ
Representantes dos clubes durante reunião na sede da Ferj na segunda-feira Isabelle Costa/ Coluna do Fla