Mais Lidas

Hoje é vencer e se salvar

Fluminense busca contra o Avaí mais uma vitória para escapar de vez da Série B

Perto do alívio no Campeonato Brasileiro, o Fluminense tem tudo para praticamente garantir a sua permanência na Primeira Divisão hoje, às 16h, na Ressacada, em Florianópolis. Com apenas 1% de risco de queda e vantagem de cinco pontos para o Cruzeiro (41 a 36) — o primeiro na fila para a degola — o Tricolor das Laranjeiras só precisa derrotar o lanterna Avaí para conseguir o objetivo de se manter na elite.

"Ficamos mais tranquilos e aliviados, mas sabemos que temos que manter o alerta ligado, não acabou ainda. Precisamos de mais três pontos para nos livrarmos dessa zona chata", frisou o atacante Marcos Paulo.

A situação é muito mais tranquila do que há algumas rodadas, quando o fantasma do Z-4 assombrava com intensidade. Mesmo que empate ou até perca, os comandados do técnico Marcão estarão quase salvos. Para isso, basta que o Cruzeiro não vença o Vasco amanhã, em São Januário.

É óbvio, no entanto, que o desejo é ganhar para não depender de outros resultados. O problema é que desde os triunfos sobre Ypiranga-RS (Copa do Brasil), Cabofriense e Boavista (Campeonato Carioca), todos em março, o Flu não sabe o que é ter uma sequência de três vitórias. Com Marcão, a rapaziada chegou perto: bateu Grêmio e Botafogo, mas empatou com o Cruzeiro, no início de trabalho do treinador.

Com uma temporada de muitos baixos e poucos altos, o torcedor pode ver nesta reta final a melhor sequência do Fluminense na temporada. Afinal, se conseguir a terceira vitória, sobre o Avaí, depois os comandados de Marcão irão jogar em casa com o Fortaleza, podendo alcançar uma inédita quadra em 2019.

Contra o Avaí, o Fluminense não terá Paulo Henrique Ganso, com lesão na coxa esquerda, e Digão e Danielzinho, suspensos pelo terceiro amarelo, além de Airton, também machucado. Como Yuri volta à equipe, Nenê e Dodi devem completar o meio com Allan.