Mais Lidas

O MENGÃO É NOTA 10

De virada, o Rubro-Negro bate o Bahia e abre dez pontos de diferença pro Palmeiras

Gabigol deu passe para dois gols e marcou o dele no final do jogo
Gabigol deu passe para dois gols e marcou o dele no final do jogo -

Aos gritos de "É campeão!", a Nação rubro-negra deixou o Maracanã com uma certeza: o heptacampeonato brasileiro é questão de tempo. Ontem, a galera levou um susto ao ver o Bahia fazer 1 a 0, mas, no segundo tempo, o Mais Querido mostrou porque está há mais de três meses invicto e venceu por 3 a 1, gols de Reinier, Bruno Henrique e Gabigol. Willian Arão, contra, fez para os visitantes. A equipe agora tem dez pontos de vantagem para o vice-líder Palmeiras (77 a 67).

Com isso, o tão esperado título pode ser garantido matematicamente na próxima rodada. Para isso, o Fla precisa vencer o jogo antecipado com o Vasco, na quarta, de novo no Maraca, e o Grêmio, no domingo, em Porto Alegre, além de torcer por um tropeço do Alviverde contra o Bahia em Salvador.

Sem o técnico Jorge Jesus — suspenso pelo terceiro amarelo —, coube ao auxiliar João de Deus a tarefa de ficar à beira do campo. E foi justamente o Esquadrão de Aço o responsável pela última derrota do Flamengo (3 a 0, na Fonte Nova, dia 4 de agosto). Consistente na defesa, também era perigoso nos contra-ataques. Já o Mais Querido, apesar de dominante, tinha dificuldade para furar a retranca.

Num duelo lá e cá, o Bahia contou com sorte para abrir o placar aos 38 minutos, quando Elber, de cabeça, fez Diego Alves se esticar todo para defender. No rebote, o atacante acertou Arão, que marcou contra. Em desvantagem, o time assumiu o risco e deu espaço aos baianos, que quase aumentaram com Juninho e Nino Paraíba.

A reação começou aos oito da etapa final: Gabigol, de pé direito, cruzou na medida para Reinier — aposta de João de Deus na vaga de Vitinho — empatar. Aos 26, Filipe Luís deu para Gabigol, que escorou para Bruno Henrique virar (foi o 29º gol do camisa 27 pelo clube). Mas faltava o de Gabigol. E ele fechou o show, aos 42, aproveitando rebote de falta de Willian Arão, que acertou a trave.

Gabigol marcou pela 37º vez em 51 jogos pelo Mais Querido, superando Hernane Brocador e se tornando o maior artilheiro do clube em um ano no século 21.