Mais Lidas

Botafogo e Flamengo fazem o clássico dos opostos no Nilton Santos

Alvinegro, no entanto, está há dez anos sem perder para os rubro-negros como mandante

Desde que assumiu o alvinegro, Valentim tem apenas uma vitória
Desde que assumiu o alvinegro, Valentim tem apenas uma vitória -

De lado escuro do ringue, um clube em decadência abalado por crises internas, salários atrasados, protesto de torcedores e correndo o sério risco de entrar na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. No outro, na parte clara do tablado, uma equipe que não é derrotada há mais de três meses, líder absoluta da Série A, esbanjando dinheiro, dona de um futebol encantador e finalista da Libertadores. No clássico dos opostos, Botafogo e Flamengo medem forças na noite desta quinta-feira, às 20h, no Estádio Nilton Santos, pela 31ª rodada da competição nacional.

Em crise, o Alvinegro chega mais do que pressionado. Após somar 27 pontos no turno e iludir a galera de que terminaria a temporada sem sustos, o retrospecto na segunda metade do Brasileirão é pífio. Após 11 rodadas, a equipe do técnico Alberto Valentim acumula nove derrotas, somente duas vitórias (2 a 1 no CSA e 3 a 1 no Goiás, ambos no Niltão) e nenhum empate. Neste período, são somente oito gols marcados e 20 sofridos. 

Na esperança de injetar uma dose de ânimo nos jogadores, a diretoria do Glorioso trabalha junto com torcedores ilustres para quitar os salários atrasados de setembro e metade de agosto, o que deverá acontecer até a tarde desta quinta. Mas nem tudo são trevas para o Fogão. Como mandante diante do Rubro-Negro, a equipe não perde desde 2009. De 2010 até agora, foram oito clássicos com mando do Botafogo na competição, com quatro empates e quatro triunfos. Se pegarmos os últimos cinco anos, a superioridade é ainda maior: quatro vitórias e um empate. 

Pelas bandas da Gávea, o momento não poderia ser melhor. Cada vez mais próximo de faturar o Brasileirão, o Flamengo se orgulha de sair de campo derrotado desde o dia 4 de agosto, quando levou de 3 a 0 para o Bahia, na Arena Fonte Nova. Se compararmos o desempenho dos comandados do técnico Jorge Jesus com os alvinegros, somente no returno da Série A, os números revelam uma superioridade acachapante de nove vitórias, dois empates, com 22 gols pró e apenas sete contra.

No entanto, se o Botafogo se agarra na sua escrita particular no clássico de hoje, o Flamengo também tem a sua. Em 2009, no último triunfo rubro-negro sobre o rival na condição de mandante (1 a 0, gol de Adriano, no Niltão), a equipe terminou a temporada com o Hexacampeonato na sala de troféus da Gávea.

 

Comentários