Mais Lidas

Contagem regressiva

Hepta do Mengão no Brasileiro pode chegar na semana da final da Libertadores

Chegada de Jorge Jesus, no lugar de 
Abel Braga, pôs o Rubro-Negro no caminho da vitória
Chegada de Jorge Jesus, no lugar de Abel Braga, pôs o Rubro-Negro no caminho da vitória -

A Nação já pode começar o aquecimento para soltar o grito de campeão brasileiro, entalado na garganta desde 2009. Caminhando a passos largos para o hepta, com 96% de chances de título, segundo o site Infobola, o Flamengo pode comemorar com antecedência, às vésperas da final da Libertadores, contra o River Plate, no dia 23 de novembro, em Santiago.

Para levantar o caneco com quatro rodadas de antecedência, basta manter o aproveitamento sob o comando de Jorge Jesus (87,7%) e que o Palmeiras continue com o mesmo desempenho com Mano Menezes (75%). Assim, a distância aumentaria dos atuais 10 para pelo menos 12, e o Mais Querido garantiria o título pelo número de vitórias.

Ainda sem data definida, o confronto com o Vasco, inicialmente marcado para 24 de novembro (um dia após a final da Libertadores), deve ser antecipado para 11, 12 ou 13 de novembro. Após encarar o maior rival, o Rubro-Negro jogará contra o Grêmio, no dia 16 ou 17, em Porto Alegre.

Ainda conta a favor do Fla a grande sequência de partidas no Rio. Após jogar com o Goiás, nesta quinta-feira, o time disputa mais quatro jogos na cidade (Corinthians, Bahia, Botafogo e Vasco).

As coincidências entre o título de 2009 e a possível conquista de 2019 são muitas. A principal está na 28ª rodada. Em 2009, o Palmeiras era o líder com 10 pontos a mais que o Flamengo. Agora, em 2019, é justamente o inverso, com o Rubro-Negro na liderança, com 10 pontos a mais que o Palmeiras.

Outra coincidência importante é que a mudança de treinador foi fundamental para o título de 2009, assim como tem sido dez anos depois. Na época, a entrada de Andrade no lugar de Cuca espantou o clima tenso nos bastidores. Já a chegada de Jesus no lugar de Abel colocou o time no caminho das vitórias com um futebol vistoso e altamente competitivo.

Ontem, a Conmebol denunciou Jorge Jesus por atrasar a volta no jogo contra o Grêmio e Gabigol, por ter levantado placa na comemoração de gol no mesmo jogo. Como não são reincidentes, ambos devem receber advertências.