Mais Lidas

Fluminense deixa pontos preciosos em casa contra adversário diretos no Z-4

Se tivesse vencidos adversários diretos contra o rebaixamento no Maraca, teria 10 pontos a mais

Marcos Paulo: gol salvador
Marcos Paulo: gol salvador -

Rio - Um tropeço dolorido, mas esperado pela campanha do Fluminense no Campeonato Brasileiro. Ao ficar no 1 a 1 com a Chapecoense, vice-lanterna, em pleno Maracanã, o Tricolor seguiu perigosamente próxima à zona de rebaixamento, agora com a obrigação de vencer fora de casa o Ceará, com os mesmos 30 pontos. O problema é que o desempenho do time contra os adversários diretos vem sendo um dos grandes motivos para estar nessa situação.

Nos sete jogos que disputou contra os quatro clubes na degola e mais o Ceará, o Fluminense somou apenas sete pontos. O melhor desempenho foi sobre o Cruzeiro, com uma vitória e um empate. Em compensação, contra a Chapecoense, teve dois 1 a 1. Contra Ceará (1 ponto), CSA e Avaí (0), o Tricolor jogou apenas no turno. O aproveitamento pífio de 33,3% contra os últimos colocados é igual ao desempenho em casa contra esses mesmos adversários: apenas cinco pontos em cinco partidas. O Flu só venceu o Cruzeiro, tendo perdido para CSA e Avaí e empatado com Ceará e Chapecoense.

Se o Fluminense tivesse feito o se espera e não tivesse tropeçado no Maracanã contra os adversários mais fracos, estaria em uma situação muito mais confortável. Seriam 10 pontos a mais, e o Tricolor estaria mais perto do G-6 da Libertadores, em 10º lugar, com 40. "O alerta voltou ao máximo. Não podemos mais perder pontos, principalmente contra rivais diretos", decretou Nenê.