Mais Lidas

Cariocão reformulado

Arbitral na Ferj decide pela volta do formato de turno e returno

O arbitral reuniu os cartolas ontem à tarde, na sede da Federação
O arbitral reuniu os cartolas ontem à tarde, na sede da Federação -

O Arbitral da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) definiu o Carioca de 2020 — início em 22 de janeiro — com mudanças importantes no regulamento. A competição voltou à fórmula consagrada com dois grupos de seis e os campeões dos dois turnos fazendo a grande final. Também retornou a possibilidade de um clube ser campeão de forma direta, caso conquiste as Taças Guanabara e Rio.

Mas foi incluída uma terceira possibilidade. Para tentar garantir uma decisão de Estadual, ficou definido que, se um clube vencer os dois turnos e outro fizer mais pontos na classificação geral, haverá final de dois jogos entre ambos. O campeão dos turnos terá a vantagem do empate.

Polêmica do Setor Sul

Outra determinação é que a final do Carioca seja apenas no Maracanã, e que as semifinais e finais de turno também possam acontecer no Engenhão (São Januário só se for de um time grande contra pequeno). Além disso, o Fluminense terá direito ao Setor Sul do Maracanã, inclusive contra o Vasco, uma decisão que pretende evitar a confusão da final da Taça Guanabara de 2019, com os dois clubes disputando o lado do estádio. O primeiro clássico acontecerá na segunda rodada, entre Vasco e Flamengo.

Apesar das mudanças no regulamento, o Carioca não contempla totalmente a determinação da CBF em relação a 16 datas para estaduais. Se um clube conquistar o título de forma direta (vencendo os dois turnos e com a maior pontuação), serão 15 rodadas. Entretanto, no caso de uma final, passaria para 17 e o jogo seria disputado em uma data Fifa.

Também foi definido que apenas o último colocado (12º) será rebaixado em 2020, indo se juntar aos quatro que não subiram na Seletiva.