Mais Lidas

Nos Fla-Flus...Conheça o significado da expressão 'é um ai, Jesus'

Clássico cercado de fé de lado a lado, Flamengo e Fluminense se enfrentam neste domingo

Rio, 18/10/2019, Torcedores do Flamengo e Fluminense para o classico pelo BR, foto de Gilvan de Souza /Agencia O Dia
Rio, 18/10/2019, Torcedores do Flamengo e Fluminense para o classico pelo BR, foto de Gilvan de Souza /Agencia O Dia -
Um trecho do hino do Flamengo composto por Lamartine Babo é a prova de como o clássico entre Flamengo e Fluminense é divino. "Nos Fla-Flus, é um ai, Jesus", claro, não é um apelo ao atual técnico do Flamengo - a letra é de 1945. Os rubro-negros dizem que 'ai, Jesus' significa xodó, querido - o Flamengo, portanto, seria sempre o favorito nos clássicos. A galera tricolor, por gozação, diz que é uma expressão de medo quando encontram o Fluminense. Os dois lados vão apelar para 'o cara lá de cima' quando a bola rolar no Maracanã, às 18h. Deus, afinal, é brasileiro e ama um Fla-Flu.
Na verdade, o 'Ai, Jesus' do hino significa que o Flamengo é o "mais cotado", o favorito nos Fla-Flus. O professor Deonísio da Silva, especialista em etimologia (estudo da evolução das palavras) da Língua Portuguesa, explica. "Ai-jesus designa o queridinho, o muito amado, o xodó, o predileto. A expressão caiu em desuso, mas está no Hino do Flamengo. As expressões de fundo cristão infestam a língua popular: os nomes de Deus, de seu Filho e da Mãe dele são invocados em templos, em motéis (e nunca em vão, dada a hora, H, em que são pronunciados), em estádios. Ai-jesus, Minha Nossa Senhora...". 
Localizada no bairro do Cosme Velho, a paróquia de São Judas Tadeu, padroeiro do Flamengo, está, por ironia, enfeitada com fitas verdes e vermelhas, cores do Fluminense. Os fiéis celebram o santo no próximo dia 28, mas rubro-negros e tricolores já começaram a fazer seus pedidos. O do Fluminense é se afastar da infernal zona de rebaixamento - três pontos separam o Tricolor (29) do CSA (26), o primeiro do Z-4.
"O time deles é melhor, bem melhor. Mas, como diz a letra de uma música que a gente canta, 'ganhar Fla-Flu é normal'", garantiu Desirée Rogério, 68 anos, folclórico torcedor tricolor. "Gosto quando eles estão em maioria. Quando acontece isso e a gente ganha, sempre grito para eles: 'obrigado pela presença, voltem sempre'. Mas, com uma patrulha da polícia do lado para não dar ruim", brinca o tricolor.
O rubro-negro Emílson Fonseca costuma ir de túnica branca para o Maracanã. É conhecido como o Inri Cristo Rubro-Negro. Para ele, o responsável pela ótima fase do Flamengo, claro, é milagreiro Jorge Jesus. "Ele vibra muito, leva a emoção da torcida para dentro do campo. Sem contar a inteligência", opina. O pedido dele para São Judas Tadeu é a taça do Campeonato Brasileiro. Parece estar a caminho. Se o Flamengo vencer e o Palmeiras perder para o Athletico-PR, o Rubro-Negro abre 11 pontos de vantagem na liderança - 64 contra 53. Que vença a torcida mais fiel.