Mais Lidas

JESUS NO COMANDO

Mengão caminha para fazer história no Brasileiro sob a batuta do técnico português

Incontestável, o Flamengo de Jorge Jesus abriu sua maior vantagem na liderança deste Campeonato Brasileiro, que agora é de cinco pontos sobre o vice-líder Palmeiras (52 contra 47). E o trabalho do treinador se traduz em números: se o time mantiver os 83,3% de aproveitamento sob seu comando, não só conquistará o título nacional como terá a melhor campanha de todos os tempos no sistema de pontos corridos.

Quando desembarcou na Gávea (anunciado no dia 1º de junho), o português assumiu o time a oito pontos do então líder Palmeiras. O resultado apareceu após 14 jogos, com 35 pontos somados contra 22 do Verdão. Mantendo essa pegada, o Mais Querido chegaria a pelo menos 89 pontos — 78% de aproveitamento —, superando o rendimento do Cruzeiro de 2003 (72,5%) como o mais positivo do formato atual da competição.

Sequência positiva

Outro fato que anima a torcida é que a sequência que o Rubro-Negro terá pela frente marcou a caminhada rumo à liderança isolada da Série A no primeiro turno. Apesar da derrota para o Atlético-MG, o time se recuperou e faturou 35 dos 45 pontos disputados (77,7%). Foram 11 vitórias, dois empates e uma derrota — 3 a 0 para o Bahia, na Fonte Nova.

Se não der para manter o aproveitamento com Jorge Jesus, que pelo menos repita o que fez no turno, já que, ainda assim, teria a melhor campanha da história. A diferença é que, agora, pegará seus principais concorrentes — Palmeiras e Santos — ambos os jogos fora do Rio de Janeiro.