Mais Lidas

A velha e boa geral pode voltar

Alerj vota projeto de lei para retirar as cadeiras da parte inferior do Maracanã, que vai crescer

A boa e velha geral do Maracanã, considerada por muitos o templo da alegria do carioca, pode voltar em breve. A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) vota hoje, a partir das 15h, a possibilidade de retirar as cadeiras existentes na parte inferior do Maracanã, com o objetivo de recriar setores populares com ingressos mais baratos.

A proposta faz parte do projeto de lei 4.260/18, dos deputados André Ceciliano e Zeidan Lula, ambos do PT. Os relatores serão os deputados Luiz Paulo (PSDB), Tio Carlos (Solidariedade), Zaqueu Teixeira (PSD) e Comte Bittencourt (PPS).

"O Maracanã necessita reforçar seus laços históricos com as parcelas da população de menor renda. A autorização para obras que venham a proporcionar o surgimento de setores com preços populares é o pontapé inicial para que o Maracanã reencontre a sua história e reforce os seus laços com seu povo, muitas vezes afastado pelo processo de elitização do futebol", justificaram os parlamentares no projeto de lei.

A geral teve seu fim decretado em 2005, quando começou a ser destruída nas obras que fizeram parte do processo de modernização do Maracanã. Depois disso, os mais de 30 mil lugares foram reduzidos para apenas 18 mil cadeiras. O Flamengo, que administra o Maracanã, temporariamente, com o Fluminense, tem estudado a possibilidade de retirar as cadeiras atrás dos gols.