Mais Lidas

CBF libera imagens do VAR

Há chance de estender a divulgação para os telões nos estádios

Leonardo Gaciba, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, garante que o VAR chegou para ficar no futebol
Leonardo Gaciba, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, garante que o VAR chegou para ficar no futebol -

Sob o lema 'miníma interferência, máximo benefício', a CBF apresentou ontem os dados do balanço de arbitragem após a estreia do VAR no Brasileirão e prometeu novidades a partir da primeira rodada do returno: os telespectadores terão acesso às imagens avaliadas pela cabine do Árbitro de Vídeo no momento exato da revisão e com a descrição da jogada em questão. Em breve, a intenção é compartilhar a novidade em estádios que tenham telão.

Com 851 participações do VAR nos 139 jogos disputados até a 14ª rodada, o saldo é considerado positivo, segundo Leonardo Gaciba, presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da CBF. Ele se baseia no índice de acerto de 98% dos lances nas decisões capitais (gols, expulsões, erros de identificação e pênaltis) com a ajuda da nova ferramenta. Em comparação ao mesmo período na edição de 2018, os árbitros erraram 88 lances capitais contra dez este ano, com o auxílio do VAR, revelou Leonardo Gaciba.

"É uma melhora significativa. Enxergo o copo meio cheio. O auxílio do VAR é indispensável hoje em dia", diz o chefe da arbitragem.

Com custo médio de R$ 51 mil por jogo, o VAR chegou para ficar, de acordo com a CBF, que, entretanto, reconhece os desafios para melhorar o sistema, principalmente em relação ao tempo gasto durante os jogos no Brasileirão: 1 minuto e 54 segundos a cada intervenção. A meta pessoal de Gaciba é otimizar o tempo, entre checagem e revisão, para 1 minuto e 20. Na opinião dele, a insegurança dos árbitros e a adaptação ao novo sistema têm influenciado na demora, alvo de reclamação tanto no gramado quanto na arquibancada:

"A preocupação maior é o equilíbrio da informação correta, sem perder a fluência do jogo".

Leonardo Gaciba, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, garante que o VAR chegou para ficar no futebol Lucas Figueiredo/CBF
Leonardo Gaciba Reprodução