Mais Lidas

No túnel do tempo

Betty Faria vê reprise de 'Tieta' no Globoplay

Betty Faria em Tieta
Betty Faria em Tieta -

Trinta e um anos depois de interpretar Tieta no horário nobre da TV Globo, Betty Faria está maratonando a novela ao lado da neta, Giulia Butler, durante o confinamento social das duas devido à pandemia do coronavírus no apartamento da atriz, no Leblon. Um dos maiores sucessos de audiência da emissora, o folhetim de 1989 está agora disponível na plataforma on-line Globoplay.

Betty tinha 42 anos quando deu vida à "cabrita" que volta triunfante para Santana do Agreste, 25 anos depois de ser escorraçada da sua cidade natal, na trama inspirada no livro de Jorge Amado. A novela Tieta já havia sido reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, em 1994, e no canal Viva, em 2017.

"Tieta representa a derrubada de todos os preconceitos. O povo está se identificando com ela agora. Todo dia vejo coisas na internet. Um trabalho que fiz há 30 anos hoje está trazendo coisas boas", afirma Betty.

A novela tinha uma pegada feminista no momento em que o Brasil respirava a democracia e a liberdade no ano da primeira eleição direta para presidente após a ditadura militar. "Nunca me considerei uma feminista, mas li muito cedo, na adolescência, aos 16 anos, O Segundo Sexo, da Simone Beauvoir. Aquilo deu uma abertura na minha cabeça", conta a atriz.

'Não sei qual o projeto dele'

Em sua quarentena, Betty Faria tem dialogado frequentemente com os colegas da classe artística, que estão mobilizados para tentar evitar o colapso do setor audiovisual. E por falar em artistas, um tema é inevitável. O que vai ser da Secretaria Nacional de Cultura sob o comando de Mário Frias? "Não o conheço. Não sei qual o projeto dele e se ele tem", diz a atriz. Já sobre Regina Duarte, Betty afirma que não se surpreendeu com as posições políticas dela.

Sobre a breve passagem de Regina pelo governo Bolsonaro, Betty tem uma explicação: o ostracismo. "Para uma atriz mais velha, o ostracismo tem que ser muito trabalhado psicologicamente. Não é igual a jogador de futebol, que uma hora pifa. A atriz vai tendo menos trabalhos, menos convites. E quando aparecem, é um papel pequeno", conclui.

Betty Faria em Tieta Globo/Divulgação
Betty Faria vive Olívia, paquera de Heitor em 'Malhação' João Cotta / TV Globo
Caderno D MULHER Capa Betty Faria (7 de outubro) Olhar observação, por gentileza
Betty Faria em Tieta Globo/Divulgação
Betty Faria como Tieta (acima), em cena com Cássio Gabus Mendes na trama, e com o visual atual fotos Divulgação/Globo

Comentários