Mais Lidas

Antonio Benício conta como é dividir cena com o pai, Murilo, em 'Amor de Mãe': 'Me ensina muito'

Ficção e realidade se confundem na novela das 21h, da Globo

Antonio e Murilo Benício
Antonio e Murilo Benício -

Eles provam que o talento é de família. Um tem 25 anos de carreira. O outro desfruta da energia característica dos 22 de idade. Em comum? Além do fato de serem pai e filho na ficção e também na vida real, Murilo Benício e Antonio Negrini Benício dividem a mesma paixão: a arte. Não é à toa que os dois estão dando o que falar com seus personagens na novela Amor de Mãe, da Globo.

Na trama, Murilo é Raul, um empresário que vai cortar um dobrado com as armações de Vinicius, seu filho, um idealista ambiental, interpretado por ninguém menos que Antonio. Ficção e realidade se confundem, fazendo desse um momento ímpar na trajetória do papai coruja. "Já é o momento mais especial da minha carreira", comemora Murilo. "É bom que eu esteja lá para recebê-lo. Eu fiquei pra morrer quando comecei. Se ele pode ter esse suporte... Não tem jeito melhor para começar", acrescenta o ator, de 47 anos.

Mesmo tendo feito uma breve participação em Geração Brasil (2014), da Globo, essa é a primeira vez que Antonio encara um trabalho completo na televisão. A parceria com o pai, lógico, é motivo de alívio e orgulho para o estreante, que é fruto do antigo casamento de Murilo com a atriz Alessandra Negrini. "Vou ter que puxar o saco. Ele me ensina muito, é um gênio. Meu pai é meu cúmplice. A gente tem ideias diferentes sobre o mundo, mas como parceiros, temos uma experiência muito gostosa. Esse é meu maior trabalho e estar do lado do meu pai realmente é importante. Cada dia é uma aula diferente", afirma o rapaz.

Sandro e Vinicius criam laços de amizade após Raul se desesperar com manifestação ambientalista - Estevam Avellar / TV Globo

Acostumado com o mundo dos famosos, Antonio sente que está preparado para os holofotes, já que está no meio artístico desde que nasceu. "Não senti a pressão até agora. Embora seja um trabalho que tenha visibilidade maior, já carrego o nome Benício Negrini há 22 anos. Isso agrega mais do que tira", avalia ele. "Quando nasci, meus pais já eram famosos. Sinto que eles tiveram muito cuidado com minha imagem. Principalmente meu pai, que é super reservado. Não tive nenhum tipo de exposição precoce", acrescenta.

 

'Minha mãe fica com ciúme'

Antonio com os pais famosos: a atriz Alessandra Negrini e Murilo Benício - Reprodução do Instagram

Por conta do trabalho, Antonio teve que deixar São Paulo, onde vive com a mãe e a namorada, Sophia de Luque, de 21 anos, para mudar para o Rio. Mas como fica a relação com a jovem? Segundo o ator, a paulistana vai dar uma esticada nas férias para ficar com o amado. "Minha mãe fica com um pouquinho de ciúme (da namorada), mas nada demais", entrega ele, apaixonado por Sophia. "Entre nós sempre teve uma amizade incrível e ela é megacompanheira. Vamos estar tão juntos aqui no Rio que vai até cansar", conta, aos risos. Mas quando o assunto é a carreira, Antonio destaca que Alessandra é uma das suas maiores incentivadoras. "Grande parte do meu conhecimento vem dela. A gente tem uma relação de cumplicidade. Sempre me apoia, tanto com apoio moral, como financeiro."

 

Protesto e confusão

Sandro e Vinicius criam laços de amizade após Raul se desesperar com manifestação ambientalista - Estevam Avellar / TV Globo
Antônio Benício - Reprodução do Instagram

A volta de Vinicius (Antonio Negrini Benício) para o Brasil vai colocar a vida de Raul (Murilo Benício) de cabeça para baixo em Amor de Mãe. Idealista, o jovem se junta a um grupo de ativistas ambientais para sabotar um jantar da PWA, empresa do qual o pai é sócio. Os manifestantes vão chamar a atenção para os danos provocados pela corporação e, como retaliação, envenenam a comida dos convidados. A cena vai ao ar no capítulo de terça-feira.

"Vinicius tem muito a ver comigo. Ele está estudando no Canadá e vem para o Brasil, no que seria uma visita familiar. Só que, no fundo, ele tem outros planos. Tem esses interesses ambientalistas por trás. E isso não faz dele um vilão, é uma pessoa divina", defende Antonio Benício, revelando que tem muito em comum com seu personagem. "Sou um cara que me importo com o meio ambiente e o Vinicius é ambientalista. Apesar de eu não ser exatamente como ele, já que o personagem vive disso, ambos temos essa consciência", diz.

O ator destaca ainda que vem de uma geração mais consciente com o futuro do planeta. "Não como carne há anos por diversas questões e me preocupo com as roupas que compro, a procedência. Tem até uma cena na novela que aborda isso", conta.

No protesto, Vinicius e Amanda (Camila Márdila) conseguem neutralizar Álvaro (Irandhir Santos), um dos idealizadores do banquete. A dupla está encapuzada. Os convidados começam a passar mal com a comida envenenada e a polícia é acionada. Os dois conseguem fugir, mas Raul logo descobre o envolvimento do filho no movimento e decide protegê-lo. "O grande conflito do Raul vai ser lidar com os imprevistos que a vida oferece. Ele é muito poderoso, está procurando a simplicidade, mas os filhos não vão dar muito sossego", adianta Murilo Benício.

 

'Personagem mais próximo a mim'

Murilo Benício - Amor de Mãe - Divulgação / TV Globo

Além do embate com Raul, Vinícius vai fazer de tudo fazer com o que Sandro (Humberto Carrão) fique mais próximo do pai e, consequentemente, afastado das tretas de Marconi (Douglas Silvas). É a partir dai que os dois começam a criar um vínculo de amizade. Tanto que logo após a confusão no restaurante, o rapaz chega a ser expulso de casa pelo pai e pede abrigo ao irmão. A questão é que o castigo de Raul não dura muito tempo e ele decide passar a mão na cabeça do filho. "O Raul é o personagem mais próximo de mim. Ele tem uma inocência de querer o bem das pessoas e achar que tudo vai ficar bem. E isso se reflete nessa criação", afirma Murilo Benício. "O Raul não é contra a causa ambiental. Ele  é mais ignorante. As coisas acontecem e ele não percebe que está sendo culpado. As cenas estão tensas, cheias de embates", diz o ator. 

Mas os conflitos de Raul vão além dos embates com os filhos. É que após se separar de Lídia (Malu Galli), e cancelar o caso que tinha com Estela (Letícia Lima), o empresário se joga de cabeça na relação com Érica (Nanda Costa). "Eu não acho ele um cara mulherengo", conta ele, aos risos. "Ele está em um momento de tristeza na vida dele. Porque se o cara tem uma amante é porque ele não é feliz. Ele só percebe que está apaixonado pela Érica, porque começa a ver a simplicidade da vida, a leveza de se viver. Na percepção dele, a Estela era uma válvula de escape daquele casamento infeliz", conclui Murilo. 

'Nunca deixei de ser o Tufão'

O ator Murilo Benício na pele do Tufão de 'Avenida Brasil' - Divulgação / TV Globo

Além do sucesso como Raul de Amor de Mãe, Murilo Benício também pode ser visto na reprise da novela Avenida Brasil, no Vale a Pena Ver de Novo, da Globo. Apesar de não gostar de ver na telinha, ele conta que o trabalho foi um dos mais importante dos seus 25 anos de carreira. "Eu nunca deixei de ser o Tufão (personagem dele na novela de João Emanuel Carneiro). E eu já fiz vários personagens de sucesso, as pessoas chegavam a imitá-los nas ruas, como o Arthur Fortuna, de Pé na Jaca (2005), mas não tem jeito", conta o ator, aos risos.

 

Antonio e Murilo Benício Reprodução do Instagram
Sandro e Vinicius criam laços de amizade após Raul se desesperar com manifestação ambientalista Estevam Avellar / TV Globo

Comentários