Mais Lidas

Salve-se quem puder

Juliana Paiva, Deborah Secco e Vitória Strada vão enfrentar as maiores confusões na nova novela das 19h, 'Salve-se Quem Puder', da Globo

A vida é uma caixinha de surpresas, onde ninguém escapa ileso às suas transformações. Que dirá Alexia (Deborah Secco), Kyra (Vitória Strada) e Luna (Juliana Paiva), que veem seus destinos entrelaçados ao se tornarem testemunhas de um crime e, consequentemente, serem obrigadas a assumir novas identidades para não acabar nas mãos de bandidos. E tudo isso no olho de um furacão. Literalmente! É com esse pano de fundo que Salve-se Quem Puder, próxima novela das 19h, que estreia em janeiro, na Globo, chega, transbordando aventura e emoção.

"As três estão viajando para o México para realizar seus sonhos. O legal é que essas histórias trazem um questionamento bacana que é: aquele sonho que você nutre desde criança é um sonho mesmo? Ou é uma obsessão? É o que vai realmente te fazer feliz?", diz Daniel Ortiz, autor da novela.

Na trama, as protagonistas são obrigadas a abandonar seus projetos após presenciarem o assassinato de Vitório (Aílton Graça), um juiz conhecido por combater a corrupção. É, então, que as três entram para o Programa de Proteção à Testemunha. A vida delas fica de pernas para o ar.

Alexia, uma atriz que viaja para o México para protagonizar sua primeira novela, tem que largar tudo para assumir a identidade de Josimara. Kyra, uma bem-sucedida decoradora, planejava seu casamento quando se torna Cleyde. Já Luna, uma jovem que acaba de descobrir o paradeiro da sua mãe, Helena (Flávia Alessandra), que a abandou aos 4 anos, precisa ficar de bico calado, já que agora está disfarçada de Fiona.

Para Juliana Paiva, o furacão da história pode ser considerado uma metáfora. "Todo mundo vai passar por uma espécie de transformação radical na vida. No caso da novela, o furacão é real e ele atinge a vidas das meninas, transformando sonhos e virando tudo do avesso", analisa a atriz.

Mudança no visual

Para a segurança das suas famílias, as três decidem apagar o passado. As amigas são dadas como mortas e voltam para o Brasil com novas identidades e novos looks, iniciando uma jornada numa fazenda. Mas isso não dura muito tempo. Entediadas, elas partem para São Paulo em busca de justiça e muitas confusões.

"Vai ter uma mudança no visual delas. Principalmente no da Vitória (Strada) e da Deborah (Secco). Olhem para elas. Guardem bem essa imagem. Vai ser a última vez que vão vê-las assim", provoca o autor, aos risos. A transformação das atrizes acontece a partir do quinto capítulo da novela.

Apaixonada por mudanças, Deborah Secco está empolgada para voltar às novelas, após Segundo Sol. "Alexia é uma personagem muito parecida comigo. Também sou intensa. Acho que será delicioso viver esta história, que tem um universo tão leve e divertido."

Dando os primeiros passos no humor, Vitória Strada se diverte com as loucuras de Kyra. "Ela é estabanada, divertida e romântica. Será a primeira vez que vou me aventurar na comédia e estou bastante empolgada", comemora.

Uma chuva de perrengues e emoção

Não foram poucos os perrengues enfrentados por Deborah, Vitória e Juliana nos bastidores de Salve-se Quem Puder. A gravação noturna do furacão, dentro da água, foi o maior desafio para elas. "Tivemos momentos muito difíceis. Mas eu confesso que, no primeiro dia que fui lá na piscina gravar o furacão, voltei para casa chorando de emoção. Falei: 'Estou realizando meu maior sonho de criança, estou me sentindo em Hollywood'", conta Deborah. "As atrizes iam gravar durante um mês debaixo de água. O risco de uma delas pegar pneumonia e atrasar a produção era grande", destaca Ortiz, aliviado, já que tudo correu bem.

Mas o trabalho duro mesmo ficou para a equipe de efeitos visuais. A gravação de parte da passagem do furacão foi realizada durante cinco dias em uma área de 450 m² na Zona Oeste do Rio, incluindo uma piscina de ondas artificiais. Teve muita ventania, chuva, explosão e inundação das ruas da cidade cenográfica. "Além da computação, a gente gravou em um parque aquático com uma piscina cercada por chroma key (fundo verde para reprodução de cenários aleatórios, inseridos por computação gráfica)", explica o diretor Fred Mayrink. 

Tórrida noite de amor

É através de Renzo (Rafael Cardoso) que Alexia, Kyra e Luna acabam testemunhando o assassinato de Vitório. O rapaz tem uma tórrida noite de amor com a atriz e desaparece na manhã seguinte como se nada tivesse acontecido. Irritada pelo abandono, ela convence as amigas a irem atrás do bonitão. As três enfrentam uma forte chuva e vão parar num campo de golfe, onde flagram Renzo com sua tia, Dominique (Guilhermina Guinle), no momento em que a vilã aponta uma arma em direção ao juiz. A partir daí, a confusão está armada na vida das mocinhas.

Comentários