Mais Lidas

Volta em grande estilo

Netinho de Paula retorna à telinha com o dominical 'É da Gente', na RedeTV!

Netinho revela incômodo com a falta de apresentadores negros na televisão brasileira: 'Isso ainda é um tabu'
Netinho revela incômodo com a falta de apresentadores negros na televisão brasileira: 'Isso ainda é um tabu' -

Netinho de Paula se considera um cara do povo. Após ficar sete anos longe da TV, o apresentador voltou ao trabalho com o dominical É da Gente, na RedeTV!. Durante o período que passou distante da telinha — ele foi eleito vereador por São Paulo duas vezes, em 2008 e 2012 —, Netinho conta que ouvia diversos pedidos pelo seu retorno. "Todos os dias da minha vida o povo pedia para eu voltar com o programa", recorda o apresentador, que destaca a emoção de estar à frente da nova atração.

"O que me fez aceitar voltar foi a possibilidade de fazer algo em que acredito, do meu jeito, com minha fórmula", revela. No novo projeto, Netinho fez questão de manter alguns quadros de sucesso que consolidaram sua carreira, como o tradicional Um dia de princesa, em que uma jovem da periferia conhece o apresentador e ganha diversos presentes. "É muito legal ver a limousine sendo aplaudida nas ruas", conta ele, se referindo ao momento em que a produção do programa vai até a casa da participante.

E a boa fase não se limita só a seu novo programa. Beijo Geladinho, sucesso na década de 90 com o Negritude Júnior, grupo de pagode do qual fazia parte, está na trilha sonora de A Dona do Pedaço, novela das 21h da Globo, e Netinho não podia estar mais feliz com isso. "É incrível como tudo que se faz com amor vale a pena", diz.

Papo sério

No É da Gente, Netinho também quer promover debates sobre discriminação racial e preconceito. "Acredito que tocando nesses assuntos fazemos com que as pessoas se tornem antirracistas. Esta é a nova ordem do movimento negro. Precisamos da empatia dos brancos progressistas para virarmos o jogo", declara o apresentador, que considera um reflexo do racismo o fato de ser o único homem negro comandando sozinho uma atração na TV aberta, e aproveita para questionar os padrões da indústria.

"Isso ainda é um tabu para os diretores artísticos", aponta Netinho. "Isso entristece, mas vou resistir sempre!", declara.

DVD comemorativo vem aí

Aproveitando o sentimento de nostalgia pela década de 90, Netinho pretende lançar em breve o DVD 'Netinho de Paula canta 30 anos de Negritude Júnior'. O álbum comemorativo — lançado em 2017 — surgiu após várias tentativas de uma turnê conjunta, com todo o grupo, não darem certo. “Entendi que os jovens dos anos 90 gostariam de ter as músicas que embalaram suas histórias nas plataformas digitais, e assim foi um duro trabalho de escolha de repertório e quase 6 meses para gravarmos este álbum, e em dezembro lançaremos o DVD deste trabalho”, revela.

Relação com a paternidade

Aos 49 anos e com sete filhos, Netinho não descarta a possibilidade de ser pai mais uma vez, mas ainda não sabe dizer quando. "Já fui muito rígido e, hoje, eles (os filhos) brincam dizendo que estou mole, pois deixo meus netos fazerem o que quiserem. Os filhos todos cresceram e apenas dois estão solteiros. Esta versão do Netinho é bem mais divertida, as broncas eu deixo para eles", brinca o apresentador, que é casado há dez anos com Jaqueline Aranha. "Tenho nela mais que uma esposa. Uma amante sagaz, uma empresária de pulso forte e, acima de tudo, uma doçura única nos momentos mais controversos", derrete-se o artista.

Comentários