Mais Lidas

Racismo e demissão em 'A Fazenda'

Operador de câmera chama participante de 'macaca' e tem contrato rompido com produtora

Sabrina Paiva
Sabrina Paiva -
A Record TV anunciou ontem que um operador de áudio, funcionário da produtora Teleimage (que presta serviços à emissora), teve seu contrato rompido depois de fazer uma ofensa racista à participante Sabrina Paiva durante o reality show 'A Fazenda'. A miss São Paulo, de 24 anos, chorou quando recebeu a notícia. As hashtags #UnidosPorSabrinaPaiva e #RacismoNaFazenda ficaram entre os assuntos mais comentados do dia de ontem no Twitter.
Anteontem, no programa, a modelo ouviu o operador de câmera (o nome dele não foi divulgado pelo canal), posicionado atrás de um dos espelhos da sala, fazer um comentário racista. Ela tinha acabado de levantar para colocar um copo sobre a mesa de centro na sala quando escutou: 'Macaca, senta logo aí'. A modelo, então, pergunta para os demais confinados. 'Vocês ouviram isso ou foi só eu?', questiona. Um colega diz: 'Eu ouvi, mas não entendi nada'. Ela: 'Eu entendi tudo'. Imediatamente, a conta oficial da participante se pronunciou.
"Vamos entrar em contato com a produção do programa e vamos exigir esclarecimentos. Não vamos nos calar, pela Sabrina e por todos que sofrem qualquer tipo de preconceito racial. Chega!", disse o perfil. Ontem, a emissora emitiu um comunicado com a notícia da demissão do funcionário da Teleimage. "A Record TV repudia veementemente esta atitude e qualquer tipo de preconceito. Como se trata de ofensa racial, será informado à participante Sabrina Paiva que a ela será dado o direito de fazer a representação legal ao ofensor, se assim quiser e no momento que desejar. A Record TV e a produtora Teleimage lamentam o fato e não admitem que algo dessa natureza aconteça em suas produções", afirma.
O advogado Guilherme Costa Agostineto, responsável pela assessoria jurídica da participante, também se manifestou. "Buscando assegurar os direitos e garantias individuais de Sabrina Paiva e de todos os brasileiros que hoje, em pleno século XXI, sofrem com preconceito ou violência racial, que muitas vezes são propagadas de formas velada, estaremos comunicando o Ministério Público do Estado de São Paulo para que sejam adotadas todas as medidas judiciais cabíveis para punição do autor da ofensa", frisa ele.
Agostineto ainda vai além. "Estamos em contato com a Rede Record de Televisão para que seja divulgada a identidade do ofensor, bem como seja garantido a Sabrina Paiva o acesso a seu advogado e todas as informações necessárias para que referido crime seja punido tanto na esfera cível quanto criminal", completa.

Comentários