Mais Lidas

SBT é acusado de plágio

Justiça condena emissora a pagar R$ 700 mil

Cena da novela 'As Aventuras de Poliana', do SBT, com a fachada da escola alvo da disputa judicial
Cena da novela 'As Aventuras de Poliana', do SBT, com a fachada da escola alvo da disputa judicial -

Os artistas urbanos Luca Bastolla e Maria Carolina Mello, que formam a dupla Life is a Bit, acusam o SBT de se apropriar de três artes deles na fachada da fictícia Escola Ruth Goulart, cenário da novela As Aventuras de Poliana.

O caso foi parar na Justiça e, recentemente, a 13ª Vara do Foro Central Cível de São Paulo deu parecer favorável quanto ao uso indevido das obras na telenovela. A indenização por danos materiais e morais foi estipulada em R$ 700 mil. Mas cabe recurso.

"Soubemos que o canal havia copiado nossas artes logo no capítulo de estreia, onde elas aparecem por alguns minutos com bastante destaque. Pessoas que acompanham nosso trabalho vieram nos parabenizar pela realização da arte, sem saber que era uma cópia. Foi ali que resolvemos procurar nossa advogada para saber qual caminho seguir. É muito ruim quando um artista não é reconhecido pelo seu trabalho e temos o direito de não concordar com o uso indevido da nossa arte", afirmam Luca Bastolla e Maria Carolina Mello, representados pela advogada Gelsa Abreu Marques da Silva.

Procurado, o SBT respondeu, via assessoria de imprensa: "O SBT vai recorrer. Seus advogados têm convicção de que o tribunal reverterá o resultado, pois não existe prova do prejuízo e a figura alvo do processo não é original o suficiente para que atraia proteção da lei autoral".

Cena da novela 'As Aventuras de Poliana', do SBT, com a fachada da escola alvo da disputa judicial Reprodução
Cena da novela 'As Aventuras de Poliana', do SBT, com a fachada da escola alvo da disputa judicial Reprodução
Arte original da dupla Life is a Bit Divulgação
Artes originais da dupla Life is a Bit Divulgação

Comentários