Mais Lidas

Luto na televisão

Ator e diretor Jorge Fernando morreu aos 64 anos

Último trabalho de Jorge Fernando foi na novela 'Verão 90'
Último trabalho de Jorge Fernando foi na novela 'Verão 90' -

O ator e diretor Jorge Fernando morreu na noite de domingo, aos 64 anos, no Rio de Janeiro, devido a uma parada cardíaca em decorrência de um aneurisma dissecante da aorta completa. Ele havia sido internado no fim da tarde no Hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul.

Jorge Fernando, que ajudou a mudar a cara das novelas das 19h, sofreu um AVC em 2017 e ficou afastado da telinha. Ele só retornou como diretor e ator este ano, em Verão 90, que terminou em julho.

O velório do diretor acontecerá hoje na Sala Marília Pera, no Teatro Leblon. Será aberto ao público entre 8h e 10h. Após esse horário, o velório será apenas para familiares e amigos. Às 13h, será realizada a cerimônia de cremação na Capela Ecumênica do Cemitério da Penitência, no Caju, na Zona Portuária.

O ator, nascido no Rio de Janeiro em 29 de março de 1955, estreou na Globo em 1978, interpretando Reinaldo, um dos quatro jovens da série Ciranda Cirandinha. Começou a dirigir logo na sequência, em Coração Alado, de Janete Clair, em 1980, cuidando também de Guerra dos Sexos e Vereda Tropical, ambas de Silvio de Abreu. A época mais produtiva de Jorge viria nos anos 90, quando dirigiu novelas marcantes, como Rainha da Sucata (1990, de Silvio de Abreu), Vamp (1991, de Antonio Calmon) e A Próxima Vítima (1995, também de Silvio), entre outras.

Jorge também cuidou de atrações como o humorístico Sai de Baixo (de 2000 a 2001), o infantil Gente Inocente, apresentado por Marcio Garcia (2000), e dirigiu Claudia Raia no musical Não Fuja da Raia. O próprio Jorge esteve no teatro, atuando e dirigindo espetáculos como Boom e Salve Jorge. O ator era também conhecido pela alegria e irreverência. Em entrevistas e lançamentos de novela, não era incomum que, ao posar para fotos, abaixasse as calças e mostrasse o bumbum.

Claudia Raia: 'Perdi meu norte, meu tudo'

A morte de Jorge Fernando causou comoção entre os profissionais do meio artístico. Claudia Raia, amiga de longa data do diretor, se manifestou sobre o falecimento. "Perdi meu norte, meu tudo. A pessoa que me falava tudo que ninguém falava, me desafiava. Estou destruída", afirmou. Miguel Falabella também lamentou a morte de Jorge Fernando. "Os anjos organizaram um grande número de escadaria para sua chegada celeste. Descanse em paz, querido amigo", disse. Marisa Orth agradeceu ao diretor, em seu Instagram, pela amizade e parceria. "Obrigada meu primeiro diretor na TV. Meu parceiro e amigo. Te amo, Jorginho. Vai na garupa do teu santo", escreveu. Já Walcyr Carrasco relembrou os trabalhos que fez junto com ele. "Fizemos lindas novelas juntos! Todas grandes sucessos de público porque ele era genial. Adeus, adeus. Você vai fazer falta", escreveu o autor.

Comentários