Mais Lidas

Alienação por falta de educação

Nanda Costa é Rita na série 'Segunda Chamada'

Trabalhar, estudar e cuidar da casa. Essa é a realidade de muitos brasileiros que vão, a partir de amanhã, se identificar com os personagens de Segunda Chamada, a nova série da Globo. Nanda Costa vive Rita, uma das alunas da fictícia Escola Estadual Carolina Maria de Jesus. "Parece frase feita, mas a educação é onde tudo se inicia, é a base. E é o que determina os rumos de um país, de uma sociedade. A falta de educação aliena e toda uma população perde. E o nome da série é 'Segunda Chamada', que é muito interessante. É, de fato, uma segunda chance para os estudos. É uma nova chance que os alunos estão se dando", defende a atriz.

Na série, Rita, que já é mãe de três filhos, decide fazer um aborto ao descobrir que está grávida novamente. Nanda, como feminista, defende a escolha da personagem. "Ela não tem como ter mais um filho. Com a vida que leva, ela mal consegue cuidar dos três, de trabalhar e estudar. Acredito que ela não viu outra opção. Eu luto pela preservação dos nossos direitos, pelos direitos das mulheres. Não é possível permanecer de olhos fechados para esse número absurdo de mulheres que perdem a vida ou se mutilam em clínicas clandestinas de aborto", enfatiza.

Nanda faz questão de dizer que o ponto alto da série é a capacidade que o público vai ter de se relacionar com os protagonistas. "Rita é uma mulher que se tornou mãe muito cedo e que teve a vida mudada. Ela está há algum tempo na fila do SUS para ligar as trompas. E aí fica nessa espera. Quando ela consegue marcar, ela descobre que está grávida do quarto filho. O Brasil é muito amplo. Existem milhares de tipos de mulheres. Rita é o retrato de uma delas", destaca a atriz.

Comentários