Mais Lidas

Neta de um dos fundadores da Portela, Patrícia Costa fala sobre seu trabalho em 'Bom Sucesso'

Atriz, que já foi Rainha de Bateria da Viradouro, usou sua experiência pessoal para compor a personagem

Neta de um dos fundadores da Portela, Patrícia Costa conta sobre a experiência de fazer 'Bom Sucesso'
Neta de um dos fundadores da Portela, Patrícia Costa conta sobre a experiência de fazer 'Bom Sucesso' -

O samba está no sangue de Patrícia Costa, a intérprete de Esther, em 'Bom Sucesso', da Globo. A atriz, que é neta de um dos fundadores da Portela, aproveita sua experiência pessoal na hora de criar a personagem, que na trama é a líder das costureiras da escola de samba Unidos de Bom Sucesso. "Minha vivência empresta autenticidade na composição da Esther. Nasci neta de um dos fundadores da Portela, Cláudio Bernardo da Costa (falecido em 2000), de quem herdei a paixão pelo carnaval e mergulhei nesse universo através da dança do samba", conta a atriz, que desfilou como Rainha de Bateria da Unidos do Viradouro em 1997, ano em que a escola foi campeã pelo Grupo Especial.

"Samba é fundamento, é patrimônio cultural e razão de viver de muita gente. Eu abraço essa missão com orgulho e imensa gratidão por todos os momentos maravilhosos que tive o privilégio de viver no carnaval carioca. Interpretar a Esther me traz a possibilidade de reverenciar meus ancestrais e exaltar a arte do nosso povo. É um presente que tenho prazer em compartilhar", comemora Patrícia, que repete em 'Bom Sucesso' a parceria com Paulo Halm e Rosane Svartman, autores de 'Totalmente Demais' (2015 — 2016), novela em que a atriz interpretou Cleide. "Sou fã da escrita deles, da forma como abordam com tamanha delicadeza e bom humor assuntos tão profundos, sobre a vida e as relações. Fico muito à vontade em dar vida aos personagens que eles escrevem, porque o texto é gostoso de saborear. Eles têm a fórmula certa para atrair o público do início ao fim", afirma.

A opinião dos espectadores nas ruas e nas redes sociais, inclusive, só mostra o quanto a novela tem acertado em cheio ao mostrar na telinha figuras que podem ser encontradas no dia a dia, acredita Patrícia. "Tenho recebido um retorno bem positivo do público que ama carnaval e está orgulhoso de se ver representado na novela, com respeito e veracidade. Sou muito feliz com as experiências que já tive na TV", comemora ela, que aponta o trabalho atual como sua personagem de maior destaque até hoje. "Gosto de ser desafiada e sonho com papéis que tenham sua própria história para contar. Nossa sociedade é tão potente na sua diversidade e merece ser retratada na TV", ressalta.

 

Parceria com Grazi

Enquanto na ficção Esther é a grande amiga de Paloma, Patrícia revela que nunca tinha encontrado a loura pessoalmente até o início da preparação para 'Bom Sucesso', mas que não se decepcionou ao conhecer a atriz. “Sempre nutri simpatia pela Grazi, desde quando ela apareceu no 'Big Brother' (em 2005). Admiro a forma como ela aproveitou a oportunidade, investiu no estudo, superou preconceitos e hoje se mostra uma grande atriz. Tivemos também um trabalho de preparação de elenco que certamente contribuiu para criar essa química entre as personagens”, analisa Patrícia, que está curtindo a experiência de dividir a cena com Grazi. “A cumplicidade que transparece na telinha acontece na vida real. Sou grata!”, diz.

Teatro melhorou a timidez

Com mais de 20 musicais no currículo, Patrícia é formada em Arquitetura, mas revela que se descobriu cantora ainda na infância. "Meu pai tocava violão e minha mãe cantava, fui 'regada' de Bossa Nova. Nos saraus que meus pais frequentavam, os adultos me pediam pra cantar porque eu era afinada, mas eu era muito tímida. O teatro me ajudou a vencer a timidez", relata ela, que está no elenco do filme Tô Ryca 2, que estreia em breve. "Foi um experiência incrível contracenar com uma turma 'top' do humor brasileiro", conta.

Comentários