Mais Lidas

Ô, paizinho do céu! Maria Gal é sucesso

Atriz ganha destaque por sua força e empoderamento em As Aventuras de Poliana

Maria Gal
Maria Gal -

Representatividade importa, ainda mais quando o assunto é novela, e Maria Gal tem feito um trabalho de chamar atenção nesse quesito. A atriz e produtora interpreta Gleyce Soares, mulher trabalhadora e mãe de dois filhos em As Aventuras de Poliana, e faz parte de uma das poucas famílias negras nas novelas da TV aberta na atualidade.

Nascida em Salvador, a atriz conta que ficou surpresa ao descobrir que conseguiu o papel, mas que não se deixou intimidar pelo peso da personagem: "Trabalhei um tempo com o coach Ariel Moshe, para abrir camadas da personagem. Foi nesse processo que descobrimos o bordão da Gleyce ('ô, paizinho do céu!'), que trouxe uma proximidade ainda maior com o público".

Mas sua influência como mulher negra empoderada vai muito além da TV. Com mais de meio milhão de seguidores no Instagram, Gal entende a importância de se mostrar ativa em relação à questão racial, principalmente por ter essa visibilidade: "Representatividade é uma das pautas mais urgentes deste momento. O Brasil ainda é muito carente de representatividade negra, apesar de sermos mais de 54% da população". Sobre as feridas que ainda a machucam e a milhares de pessoas, ela completou seu discurso: "O estrago de crenças como 'Não existe racismo no Brasil' tem um impacto brutal. A forma como os negros foram jogados à margem da sociedade e o mito da democracia racial fizeram com que o nosso país vivesse um racismo silencioso com feridas ainda abertas e que vão demorar muito tempo para sanar".

Comentários