Mais Lidas

'ESTAMOS EM UM PROCESSO DE EVOLUÇÃO'

Laryssa Ayres, de 21 anos, está brilhando na novela O Sétimo Guardião, da Globo, onde vive Diana, uma lutadora de caratê que sofre com o machismo do pai, Nicolau (Marcelo Serrado). À coluna, a atriz fala sobre sua preparação para a personagem, sobre fãs, beleza e muito mais. Confira a entrevista!

Laryssa Ayres - Babado de domingo
Laryssa Ayres - Babado de domingo -

Como foi sua preparação para a personagem?

Assim que soube que fui aprovada para a novela, comecei a fazer aulas de skate, já que a Diana seria skatista. Por mais que já andasse e praticasse esportes desde pequena, ela exigia um preparo maior e me dediquei durante três meses. Um pouco antes da estreia, a direção decidiu, em função da fotografia, que ela seria lutadora de caratê. E a mudança foi toda muito rápida, mas estou adorando!

Você já tinha praticado alguma luta?

Não, mas está sendo muito diferente de tudo que já fiz. A luta exige equilíbrio físico, corporal e mental. Estou amando. Continuo conciliando as gravações com aulas diárias.

Você treina caratê e ainda alia o esporte às gravações. Isso acaba te exigindo um pouco mais?

Exige, sim, mas acho necessário para a composição da Diana, que é uma ótima lutadora. É cansativo, mas o resultado final é compensador.

Na novela, a Diana sofre com o preconceito do pai, por ele considerar o caratê um esporte masculino. Você já recebeu relatos de meninas que também sofrem com a não aceitação dos pais em alguma atividade que eles não consideram para meninas? Algum deles te surpreendeu?

A novela está no ar há pouco tempo, mas isso faz parte do nosso dia a dia. Já comecei a ouvir comentários de pessoas que me abordam nas ruas. Fico feliz em saber que a trama da Diana possa ajudar de alguma forma e alertar também.

Acredita que a novela, de certa forma, ajuda a desmistificar o estereótipo do que é de menino e o que é de menina? Acha importante esses temas serem abordados?

Claro. Não acredito que exista algo pra homem ou pra mulher. Acho que estamos em um processo de evolução. Um processo que mostramos que podemos ser iguais e ter os mesmos direitos que os homens. É fundamental retratar esse tipo de realidade na TV, ainda mais no horário nobre.

Seus pais sempre te apoiaram em seguir a carreira de atriz ou eles chegaram a ser resistentes em algum momento?

Sempre tive apoio da minha família. Comecei a modelar muito pequena. Sem dúvida, sem o apoio incondicional deles e da minha mãe, que esteve comigo sempre, eu não estaria nessa caminhada.

Como é a responsabilidade de contracenar com a Carolina Dieckmann e o Marcelo Serrado?

Na verdade, é uma delícia. Acompanho e admiro o trabalho deles desde pequena. Criamos um laço muito grande entre o nosso núcleo. Meu encontro com a Carol, Marcelo, Giulia (Giulia Gayoso), Eduardo (Eduardo Speroni) e Vivi (Vitória Rangel) foi maravilhoso. E acho que vocês estão entendendo no vídeo.

Atuar em uma novela das 21h tem um peso diferente?

Antes, eu tinha atuado em duas temporadas de "Malhação", onde fiz grandes amigos, aprendi muito no dia a dia e ganhei fãs que me acompanham até hoje. Acredito que a maior diferença seja o tamanho da exposição. No horário nobre, a dimensão é maior, já que mais pessoas assistem. Mas procuro não pensar nisso e me dedicar ao meu ofício.

Você tem mostrado um lado mais mulherão, sensual, tem feito fotos de lingerie. Você se considera sexy, Laryssa?

Acho que estou mais madura. Eu me considero mais básica na vida. Talvez por eu trabalhar como modelo desde nova e fazer campanhas publicitárias, em função do meu trabalho de atriz, acabo mostrando diversas facetas, que acho legal também. Mas no dia a dia, costumo ser mais básica.

Quais são seus segredos de beleza?

Não tenho um segredo de beleza. Acho que é estar bem com você mesma. Eu faço meus exercícios e busco sempre meu autoconhecimento. Por trabalhar com TV, sempre que possível, faço um tratamento ou outro, mas nada de neura.

Como está o coração, Laryssa? Está solteira, namorando?

Estou totalmente focada em "O Sétimo Guardião". Atualmente, não tenho mais tempo pra nada.

Como é sua relação com os fãs? Você costuma ver o que eles falam sobre você nas redes sociais?

Claro! Desde "Malhação", acompanho e tento ser o mais engajada possível nas redes sociais pra eles. Procuro tentar mostrar o possível do meu dia a dia pra eles. Eles me dão força em todos os meus projetos, minhas decisões. São, com certeza, meu maior presente de "Malhação" e continuam comigo até hoje.