Mais Lidas

'Tudo foi no tempo perfeito', diz Fernanda Gentil

Apresentadora fala sobre a experiência de apresentar o 'Encontro' e revela se e sente falta de trabalhar com esportes

Fernanda Gentil
Fernanda Gentil -

Fernanda Gentil estreou no Encontro com Fátima Bernardes, da TV  Globo, na última segunda-feira, para cobrir as férias da apresentadora. Após cinco dias no comando da atração, ela saiu com a sensação de 'dever cumprido'. À coluna, Fernanda fala sobre sua admiração por Fátima, seu quadro no programa É de Casa, sua rotina com a mulher, Priscila Montandon, e os filhos, Gabriel, de 4 anos, e Lucas, de 12, e ainda revela se sente falta de trabalhar com esportes. Confira!

Você apresentou o 'Encontro' durante as férias da Fátima. Como foi a experiência?

Inesquecível! Foram cinco dias de um imenso desafio e de muita responsabilidade, principalmente por saber que a dona daquele palco é alguém que eu admiro muito profissional e pessoalmente. Foi uma semana muito especial.

Você disse no Instagram que sempre teve a Fátima Bernardes como referência. Como é para você apresentar um programa dela? É um desafio profissional?

É como realizar um sonho que nunca nem foi sonhado. Eu aprendo todos os dias com a Fátima só de vê-la em ação. Tenho profundos respeito e admiração por ela como mulher, mãe e jornalista. Encarei com a mesma seriedade e concentração que sempre tive para cobrir Copa e Olimpíada.

Você, antes de apresentar o programa, chegou a falar com a Fátima sobre o 'Encontro'?

Como o convite veio no meio da quarentena e sem aviso prévio (risos), eu quis acompanhar de perto a rotina dela e da Patricia, que também já domina a apresentação do 'Encontro'. Então, fui aos estúdios e acompanhei pessoalmente a última semana da Fátima e a semana em que a Patricia apresentou o programa. As duas me ajudaram muito com sugestões e explicações sobre a rotina, horários e condução do programa. Assim como o Andre Curvello também foi muito querido e me tranquilizou bastante.

Você também está com um quadro do 'É de Casa'. Você está tendo um retorno legal, recebe informações de boas iniciativas?

Eu amo saber que quando a gente fala de coisa boa, o público também se interessa. Me preenche muito usar essa vitrine que a gente acaba conquistando, para falar de positividade, solidariedade, generosidade e todos os "ades" mais que envolvam boas ações. Acho que se a nossa visibilidade não for voltada para esse tipo de comunicação, a gente não entendeu nada. Então, ter um quadro em um espaço tão especial como o 'É de Casa', é muito gratificante pra mim. O 'Mundo Gentil' é puramente para unir dois grupos de pessoas que não deveriam se afastar nunca: quem pode ajudar e quem precisa de ajuda. Recebo muitas mensagens de quem conseguiu ajudar, ou foi ajudado, porque se encontrou no instagram @mundo_gentil. Então, dever cumprido — e tem sensação melhor do que essa?

Acredito que você tenha se 'encontrado' no entretenimento. Mas, às vezes, você sente falta de cobrir esportes?

Não sinto falta porque a minha sensação é a de que não faltou nada (além de entrevistar a Marta, risos). Eu tenho a certeza de que tudo foi no tempo perfeito. Foram 10 anos fazendo o que eu batalhei tanto pra conseguir, 10 anos realizando sonhos que sonhei a vida toda, 10 anos trabalhando todos os dias com aquele gostinho de sonho realizado. Mas a gente só encara novos ciclos quando encerra algum. E depois de todas as coberturas, programas e produtos pelos quais viajei e passeei no esporte, chegou a hora de embarcar em novos desafios. Já falei isso e repito: nada mais vai preencher o meu coração como o esporte preenche. Aquele sempre foi o meu objetivo. Vai ficar pra sempre em uma caixinha muito especial, e só dele. Tudo o que eu fiz e fizer a partir dali, vai ser "só" eu me aventurando, me desafiando e mergulhando em novos desafios. Claro que com a mesma vontade de acertar e dar certo, mas sonho mesmo é só um, e graças a Deus, tá realizado.

Estamos em quarentena e muito se fala sobre essa convivência maior entre as famílias. Como tem sido esse tempo maior entre você, Priscila e seus filhos em casa? Já estão mais adaptados? Esse tempo acabou aproximando mais vocês de certa forma?

Já estamos indo para o quarto mês de quarentena e a rotina está totalmente dominada (risos). No início foi mais caótico porque era tudo muito novo, mas agora engrenou. Sem dúvida estamos muito mais conectados e fortalecidos como família.

Você já disse que quer ter filhos com a Priscila. Esse plano é para curto, médio ou longo prazo?

No momento é um plano sem prazo, como muitos outros, infelizmente. A pandemia colocou tudo em suspensão.

Quais seus planos para o pós-pandemia, Fernanda?

Pessoalmente, espero colocar em prática todas as reflexões que essa pandemia me causou. Sobre saudade, abraços, família, valorizar o tempo, a vida, evolução, ser humano etc. Foram muitas lições aprendidas nesse tempo e, felizmente, muitas delas já faziam parte do meu dia a dia, mas espero que agora eu lembre mais ainda — e com mais frequência — de colocá-las em prática. Profissionalmente, espero me envolver em projetos que toquem, ajudem e acolham as pessoas. É o que eu sinto necessidade de dar porque acho que é o que muita gente gostaria de receber depois de 4 ou 5 meses de quarentena e de todo o estrago que ela causou.

 

Fernanda Gentil ELVIS MOREIRA/ DIVULGAÇÃO
Fernanda Gentil ELVIS MOREIRA/ DIVULGAÇÃO