Mais Lidas

'Não me acho tão madura'

Aos 19 anos, Maria está brilhando como Verena, em Amor de Mãe, da TV Globo. À coluna, a atriz fala sobre sua personagem e mais.

Maria, a Verena de Amor de Mãe
Maria, a Verena de Amor de Mãe -

Aos 19 anos, Maria está brilhando como Verena, em Amor de Mãe, da TV Globo. À coluna, a atriz fala sobre sua personagem, segredos de boa forma, relembra a época em que morou na Cidade Alta, na Zona Norte do Rio, e muito mais. Confira! 

Como está sendo essa experiência de atuar no horário nobre, logo na sua primeira novela?

Estar nesse projeto, com tudo que o engloba, sem dúvidas, é um presente! Me sinto privilegiada. Sempre agradeço à Marcela Bérgamo, que me descobriu lá atrás, em 2014, e nunca deixou de pensar em mim, ao Zé (José Luiz Villamarim, diretor artístico) e à Manu (Manuela Dias, autora) por confiarem no meu potencial.

Você fez alguma preparação para dar vida à Verena?

Fiz algumas preparações com a Tati Lenna, e também de voz e de corpo com Rose Gonçalves e Márcia Rubin. No mais, vi bastante filmes, conversei muito com amigas e mulheres da minha família, principalmente em relação à maternidade.

Você tem algo em comum com a Verena?

Acho que só a autenticidade e esse choque cultural que ela sofre de transitar por dois mundos: a favela e a elite.

A Verena mostrou seu talento para o canto em uma cena que foi ao ar mês passado. É gostoso aliar suas duas paixões, Maria?

Sei lá, as propostas são bem diferentes dentro da minha cabeça: ali, era uma atriz cantando; em clipes, uma cantora atuando. Parece a mesma coisa, mas as sensações são distintas.. Acho que por isso nunca fiz esse link! (risos). 

Sua personagem é densa, né? Viveu uma crise no casamento, já foi mandada embora de casa e até foi estuprada. É difícil gravar essas cenas?

A gente se desgasta, é natural. A cena de estupro, em específico, foi gravada num sábado de madrugada e segunda de manhã eu já gravava novamente, muitas cenas. Cheguei em casa de noite muito esgotada. Geralmente, apelo para alguma sessão de massagem, acupuntura, que me ajudam a liberar a tensão.

Quando a Verena falou sobre estupro, ela levou o assunto para o Youtube e deu seu relato sobre a situação. Após essa cena, vítimas do estupro te contaram algum caso, seja pelas redes sociais ou nas ruas?

Elas começaram antes dessa cena, na verdade. Ouvi muitos relatos de mulheres próximas quando descobri que ia gravar a sequência. Busquei muitos relatos na internet também e assisti filmes com esse tema ou cena. Depois, também recebi muitos relatos, inclusive de mulheres que tiveram filhos frutos de um estupro.

Acredita que a Verena sabe que o Álvaro é tão mal, a ponto de ser assassino?

Isso já começou a ser mostrado... Mas, por tudo que Verena passou, acredito que ela não tenha muito discernimento do que é certo ou errado. Ela não julga ninguém, pois sabe que seu telhado também é de vidro, entende? Se criou sozinha e viu no Álvaro, sua família. Ele é incrível pra ela e o filho, o que ameniza todo o desvio de caráter. Já conheci muitas "Verenas" ao longo da vida e é difícil julgar de fora.

A Verena está vivendo uma fase mais tranquila da sua vida. Acredita que pode ter uma reviravolta mais pra frente, nessa trama dela?

Só assistindo pra saber! (risos).

Seu nome é Vitória e não Maria. A mudança de nome tem um motivo especial?

Nenhuma, eu só inventei. Todo mundo faz isso, o que surpreende as pessoas é ser um nome muito comum... digo que Maria me escolheu.

Como a atuação surgiu na sua vida?

Aos 3 anos de idade. Era uma paixão! Com 7 anos, comecei a fazer teatro, fui até os 14 anos. Nesse meio tempo, acabei fazendo minha mãe também se apaixonar pela arte e, em 2012, ela formou um grupo de teatro chamado 'Arte Em Alta'. Através dele, fizemos um musical em 2014: 'Um Olhar Carioca', com 11 músicas do Chico Buarque (doadas pelo próprio) e ganhamos o Prêmio Alerquim de 'Melhor Produção' no Festival de Teatro do Rio de Janeiro.

Você é de uma comunidade da Zona Norte do Rio. Que comunidade é? Você ainda mora por lá, tem familiares por lá...?

Sou cria da Cidade Alta. Morei até meus 17 anos, mas ainda visito amigos e familiares.

É verdade que você chegou a largar os estudos devido à violência? Você não conseguia sair de casa para ir à escola devido aos tiroteios, foi isso?

Sim. Na verdade, eu ia pra escola e começava ameaça de invasão ou tiroteio. Estudava à noite, dentro da Cidade Alta, porque sabia que a direção sempre estaria ciente dos ocorridos e eu levaria menos faltas. Só que eram tão constantes as invasões que, no desespero, minha mãe pediu pra parar de ir. Nesse dia, quase fiquei no meio do fogo cruzado.

Pretende voltar a estudar?

Já terminei os estudos. No final do ano passado, recebi os resultados do Encceja, fiz a prova em agosto. Felizmente, concluí o Ensino Médio e agora pretendo estudar outras coisas, ligadas à minha área de trabalho.

Hoje, você é uma das principais apostas da Sony Music. Tem novos projetos musicais em vista? Vai lançar música por agora?

Eu lancei cinco faixas entre agosto e novembro do ano passado, estão no Youtube e em todas as plataformas digitais: 'Acabou', 'Codinome', 'Sagaz', 'Perdão' e 'Eficaz'. Acho que ainda tá muito fresco. O problema é que, hoje em dia, os conteúdos têm que ser muito constantes. Tô vivendo o momento da novela e produzindo casualmente, dando liberdade pro meu processo criativo. Daqui a pouco penso com calma sobre a música.

Pelas entrevistas que vi, você fala bem sobre qualquer tema, não tem tabu para você. Com 19 anos, você é muito madura. As pessoas se espantam com isso?

Minha aparência não condiz com a minha idade, que não condiz com a minha cabeça. Acho que, às vezes, confunde as pessoas, sim. Mas não ligo e não me acho tão madura assim.

Você se apresentou duas vezes no último Rock in Rio como foi?

Foi lindo, minha equipe é incrível. Todos arrasaram e se dedicaram intensamente. Ainda consegui gastar o inglês — que eu não tenho — com a H.E.R e dois integrantes do Black Eyed Peas. Me diverti horrores!

Você publicou vídeos praticando pole dance recentemente. É a atividade física que você gosta? Pratica há muito tempo?

Há um ano que entro e saio das aulas, pois fiquei alguns períodos sem tempo para praticar. Mas é uma das atividades que gosto, me identifico com alguns esportes.

Quais são seus segredos de beleza e boa forma?

Não tenho segredos de beleza e boa forma. Mal tenho tempo pra me preocupar com isso, (risos). Só tento me alimentar bem.

E o coração, como está? Namorando, solteira?

Em dia. Saudável. Apaixonado pela vida!

Maria, a Verena de Amor de Mãe reprodução do instagram
Maria, a Verena de 'Amor de Mãe' Pino Gomes/ Divulgação
Álvaro (Irandhir Santos) e Verena (Maria) Victor Pollak/ tv globo
Maria (Verena) Victor Pollak/ tv globo
Maria (Verena) Victor Pollak/ tv globo
Maria, a Verena de Amor de Mãe reprodução do instagram
Maria, a Verena de Amor de Mãe reprodução do instagram